Terça feira - 28 de janeiro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Marcos 3, 31-35

Naquele tempo, chegaram à casa onde estava Jesus, sua Mãe e seus irmãos, que, ficando fora, O mandaram chamar. A multidão estava sentada em volta d’Ele, quando Lhe disseram: «Tua Mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura». Mas Jesus respondeu-lhes: «Quem é minha Mãe e meus irmãos?» E, olhando para aqueles que estavam à sua volta, disse: «Eis minha Mãe e meus irmãos. Quem fizer a vontade de Deus esse é meu irmão, minha irmã e minha Mãe».

Outras leituras do dia: 2 Sam 6, 12b-15. 17-19; Sal 23 (24), 7. 8. 9. 10

Santo do dia
S. Tomás de Aquino, presbítero e doutor da Igreja


“São minha mãe e meus irmãos”, não por causa do grau de consanguinidade, mas por permanecerem fiéis à doutrina que de Mim receberam. “Bem-aventurados sois vós, porque acreditastes!” Integram a família de Jesus todos aqueles que, pela graça do Espírito, receberam uma vida nova. Procuram o Senhor e escolhem ficar do seu lado, porque só Ele é o caminho, a verdade e a vida. Estamos sempre fora da família d’Ele, quando não procuramos tocá-l’O, não nos dispomos a ouvi-l’O nem ansiamos pelo seu perdão.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Dia de festa: David traz a arca de Deus
Para Jerusalém, cidade eterna e santa;
Júbilo incontido em todos os filhos seus,
Em todos a alegria de quem rejubila e canta.

David abençoa o povo em nome do Senhor,
Oferece holocaustos e sacrifícios de comunhão;
Por todo o lado é a festa grande, é a festa maior,
Todos recebem uvas, carne e uma fogaça de pão.

A Jesus também acorrem grandes multidões.
Querem ouvir a sua Palavra, sua doutrina.
Outra coisa é se a acolhem nos corações,
E se o caminho de suas vidas dirige e ilumina.

Tua mãe e irmãos estão lá fora à tua procura;
Mas Jesus ensina ainda e sempre todos os seus,
Ensina o que a muitos parece quase uma loucura:
Minha mãe?! Todo o que faz a vontade de Deus.

Teófilo Minga, fms