Sexta feira - 17 de janeiro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Marcos 2, 1-12

Quando Jesus entrou de novo em Cafarnaum e se soube que Ele estava em casa, juntaram-se tantas pessoas que já não cabiam sequer em frente da porta; e Jesus começou a pregar lhes a palavra. Trouxeram-Lhe um paralítico, transportado por quatro homens; e, como não podiam levá-lo até junto d’Ele, devido à multidão, descobriram o tecto, por cima do lugar onde Ele Se encontrava e, feita assim uma abertura, desceram a enxerga em que jazia o paralítico. Ao ver a fé daquela gente, Jesus disse ao paralítico: «Filho, os teus pecados estão perdoados». Estavam ali sentados alguns escribas, que assim discorriam em seus corações: «Porque fala Ele deste modo? Está a blasfemar. Não é só Deus que pode perdoar os pecados?». Jesus, percebendo o que eles estavam a pensar, perguntou-lhes: «Porque pensais assim nos vossos corações? Que é mais fácil? Dizer ao paralítico ‘Os teus pecados estão perdoados’ ou dizer ‘Levanta-te, toma a tua enxerga e anda’? Pois bem. Para saberdes que o Filho do homem tem na terra o poder de perdoar os pecados, ‘Eu te ordeno – disse Ele ao paralítico – levanta-te, toma a tua enxerga e vai para casa’». O homem levantou-se, tomou a enxerga e saiu diante de toda a gente, de modo que todos ficaram maravilhados e glorificavam a Deus, dizendo: «Nunca vimos coisa assim».

Outras leituras do dia: 1 Sam 8, 4-7. 10-22a; Sal 88 (89), 16-17. 18-19


Pobre paralítico! A que trabalhos se teve de sujeitar, para se poder encontrar, face a face, com Jesus. E agora, o Senhor diz-lhe: “Os teus pecados estão perdoados!” Mestre, o que mais falta me fazem são as pernas, pois não consigo andar. Mas é imprescindível não esquecer o essencial, o mais importante: temos primeiro de nos reconciliar com Deus, de nos levantarmos e dirigirmos para casa, a fim de anunciarmos aos irmãos, aos nossos familiares, a boa notícia da cura total. Jesus não veio eliminar ou solucionar os nossos problemas todos, mas apontar o caminho do encontro com Ele e connosco mesmos.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Queremos um rei; é o que pedem a Samuel!
O profeta sente-se magoado e ofendido.
Quem não verá aqui, uma nação infiel?
Rejeitam a Deus que não rejeita o seu pedido.

Então Samuel dá-lhes, a contragosto, um rei,
Agindo segundo a vontade deste estúpido povo;
Mal imaginam o peso que virá sobre toda a grei!
Querem ser iguais aos ouros… Nada de novo!

Diferente é Jesus que perdoa os pecados
Ao paralítico; depois desafia os judeus
Pois dizem: só por Deus podem ser perdoados!
Pobre gente, eles que se dizem filhos de Deus!

Jesus sabe o que pensam aqueles corações;
Por isso mesmo o paralítico vai curar!
Cura física e espiritual, ambas sem senões.
“Nunca vimos uma coisa assim!”. É para maravilhar!

Teófilo Minga, fms