Quinta feira - 13 de fevereiro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Marcos 7, 24-30

Naquele tempo, Jesus dirigiu-Se para a região de Tiro e Sidónia. Entrou numa casa e não queria que ninguém o soubesse. Mas não pôde passar despercebido, pois logo uma mulher, cuja filha tinha um espírito impuro, ao ouvir falar d’Ele, veio prostrar-se a seus pés. A mulher era pagã, siro-fenícia de nascimento, e pediu-Lhe que expulsasse o demónio de sua filha. Mas Jesus respondeu-lhe: «Deixa primeiro que os filhos estejam saciados, pois não está certo tirar o pão dos filhos para o lançar aos cachorrinhos». Ela, porém, disse: «Senhor, também é verdade que os cachorrinhos comem debaixo da mesa as migalhas das crianças». Então Jesus respondeu-lhe: «Dizes muito bem. Podes voltar para casa, porque o demónio já saiu da tua filha». Ela voltou para casa e encontrou a criança deitada na cama. O demónio tinha saído.

Outras leituras do dia: 1 Reis 11, 4-13; Sal 105 (106), 3-4. 35-36. 37 e 40


Os últimos serão os primeiros, não pelo posto que ocupam, mas pela confiança que depositam em Deus. Contentam-se com as migalhas, pois sabem que, para um filho de Deus ou um discípulo de Jesus, o que parece insignificante está recheado de significado e de abundância; é capaz de neutralizar ou exorcizar o vírus maligno que se infiltra muitas vezes na nossa consciência.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


As mulheres desviaram Salomão envelhecido
E a outros deuses o velo rei deu seu coração.
Coo assim, para quem foi o rei escolhido
E de quem se esperava tanto ara a nação?

E aí o vemos a prestar culto a Astarté,
Como também a Milcom, ídolo dos amonitas.
Como caiu tão baixo a riqueza da sua fé,
Vivendo longe do Senhor, das suas vistas?

Não assim Jesus que pratica o Bem,
Mas em tudo, sem barulho nem alarido;
Esse será o nosso modo de ser também,
Em Deus, mesmo se votados ao olvido.

Primeiro sejam em tudo os filhos saciados.
Mas os cachorrinhos também comem, Senhor!
Os ouvidos do Senhor ficam atormentados:
Que fé! E Jesus não resiste a tamanha dor!

Teófilo Minga, fms