Sexta feira - 14 de fevereiro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 10, 1-9

Naquele tempo, designou o Senhor setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir. E dizia-lhes: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao dono da seara que mande trabalhadores para a sua seara. Ide: Eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa nem alforge nem sandálias, nem vos demoreis a saudar alguém pelo caminho. Quando entrardes nalguma casa, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa’. E se lá houver gente de paz, a vossa paz repousará sobre eles; senão, ficará convosco. Ficai nessa casa, comei e bebei do que tiverem, que o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa. Quando entrardes nalguma cidade e vos receberem, comei do que vos servirem, curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘Está perto de vós o reino de Deus’».

Outras leituras do dia: Act 13, 46-49; Sal 116, 1. 2

Santo do dia
S. Cirilo, monge, e S. Metódio, bispo, Padroeiros da Europa


“Os operários são poucos”. A convicção comum é que tal constatação diz respeito apenas aos clérigos. Contudo, toca fundamentalmente aos leigos o trabalho e o ministério do discipulado e da missionação. Na Igreja, ninguém pode alijar este encargo nem fugir a esta responsabilidade. O terreno é imenso, a perder de vista, e é preciso que todos o cultivem, de acordo com a função que lhes foi atribuída. Haverá missão mais excelsa e gratificante do que anunciar a todos que o reino de Deus está próximo? O continente europeu fê-lo aos demais, ao longo de séculos. Está talvez na hora de lhe devolverem um favor semelhante.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Repreendidos os judeus por Paulo e Barnabé,
Aqueles a quem era dada a Palavra em primeiro;
Mas é tão frágil e pouca a firmeza da sua fé,
Como também é pouco o seu amor verdadeiro.

Por isso decidem os Apóstolos ir aos gentios,
Proclamando a Palavra até aos confins da terra,
Para além de todos os mares, de todos os rios,
Dar a todos a riqueza que a Palavra encerra!

Ainda hoje a Palavra divina deve ser missão,
Proclamada em todo o tempo, em todo o lugar;
Vamos todos pedir ao Senhor, na oração,
Vocações que digam ao mundo o verbo amar.

Seremos enviados, como mansos cordeiros,
No meio de ferozes lobos: que importa!
Não tenhamos medo de ser os primeiros,
Quando o Senhor bate à nossa porta.

Teófilo Minga, fms