Quinta feira - 20 de fevereiro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Marcos 8, 27-33

Naquele tempo, Jesus partiu com os seus discípulos para as povoações de Cesareia de Filipe. No caminho, fez-lhes esta pergunta: «Quem dizem os homens que Eu sou?». Eles responderam: «Uns dizem João Baptista; outros, Elias; e outros, um dos profetas». Jesus então perguntou-lhes: «E vós, quem dizeis que Eu sou?». Pedro tomou a palavra e respondeu: «Tu és o Messias». Ordenou-lhes então severamente que não falassem d’Ele a ninguém. Depois, começou a ensinar-lhes que o Filho do homem tinha de sofrer muito, de ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos escribas; de ser morto e ressuscitar três dias depois. E Jesus dizia-lhes claramente estas coisas. Então, Pedro tomou-O à parte e começou a contestá-l’O. Mas Jesus, voltando-Se e olhando para os discípulos, repreendeu Pedro, dizendo: «Vai-te, Satanás, porque não compreendes as coisas de Deus, mas só as dos homens».

Outras leituras do dia: Tg 2, 1-9; Sal 33 (34), 2-3. 4-5. 6-7

Santo do dia
Bb. Francisco e Jacinta Marto


Pedro acabava de reconhecer que Jesus era o Messias. Mas, logo a seguir, recusa-se a aceitar aquilo que o profeta havia anunciado acerca do servo de Javé. É a incoerência de sempre, que nos impede de entrar na lógica de Deus, ou seja., no mistério de Jesus Cristo crucificado, morto pelos nossos pecados e ressuscitado para a nossa justificação, como refere S. Paulo. Os pastorinhos de Fátima tiveram a lucidez de aprender a rezar e a sacrificar-se pelos irmãos pecadores, de reparar o que julgavam ser ofensas feitas a Deus e de se sentirem permanentemente amados pelo Senhor e por sua Mãe, Maria Santíssima.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Meus irmãos, não façais aceção de pessoas,
Entre ricos e pobres, diferentemente vestidos;
Se fazeis assim, as vossas ações já não são boas;
Os vossos critérios estão muito confundidos.

Se estabeleceis distinções, tornais-vos juízes
E estais bem longe de serdes ricos na fé;
Também não procurais aos pobres dias felizes;
Estais longe do ensinamento de Jesus de Nazaré.

E quem é Ele? Dizem uns: João Batista ou Elias…
A pergunta é feita ti, a mim, a cada um de nós.
Será algum profeta de que falam as profecias?
Quem é Ele, finalmente, na nossa voz?

É o Messias santo que terá muito que sofrer.
Pedro se escandaliza e o chama para lhe dizer não.
“Mestre, olha, assim não, assim não pode ser!”.
Vai-te, Satanás! Não há Messias sem Paixão.

Teófilo Minga, fms