Sexta feira - 21 de fevereiro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Marcos 8, 34 – 9, 1

Naquele tempo, Jesus chamou a multidão com os seus discípulos e disse-lhes: «Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a vida, por causa de Mim e do Evangelho, salvá-la-á. Na verdade, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua vida? Que daria o homem em troca da sua vida? Portanto, se alguém se envergonhar de Mim e das minhas palavras no meio desta geração infiel e pecadora, também o Filho do homem Se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos Anjos». Jesus declarou-lhes ainda: «Em verdade vos digo: Alguns dos que estão aqui presentes não morrerão, sem terem visto chegar o reino de Deus com o seu poder».

Outras leituras do dia: Tg 2, 14-24. 26; Sal 111 (112), 1-2. 3-4. 5-6

Santo do dia
S. Pedro Damião, bispo e doutor da Igreja


“Já não sou eu que vivo”, exclamava S. Paulo. A sua vida estava escondida com Cristo, em Deus. E ele olvidara-se dos seus interesses e buscava agora a honra na cruz de Cristo. Lucra-se sempre em ser um discípulo credível do Senhor. Os cristãos não têm vocação de vítimas envergonhadas, mas de testemunhas nobres de Jesus, que transporta a cruz e nela dá a vida por todos. Há quem exija aos crentes prodígios extraordinários ou milagres mirabolantes. Ora, as únicas credenciais genuínas que atestam a sua condição de cristãos provém da cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


A fé sem obras, meus irmãos, é uma fé morta;
É uma fé inútil, não é caminho de salvação.
Assim o que fazemos também importa:
Não é a lei do amor a primeira instrução?

Abraão, nosso pai, é exemplo muito claro;
Acreditou em Deus; e a Deus Isaac oferecia,
Tornando-se, então, o símbolo mais preclaro
Do que é a fé que acredita com o coração.

Que significa, finalmente, seguir a Jesus?
Queremos salvar, em todo o tempo, a vida?
Não há outro caminho senão o da Cruz;
A Cruz onde a morte foi, para sempre, vencida!

Não vos preocupeis em ganhar o mundo inteiro;
Não sejais desta geração infiel e pecadora;
Na vossa vida deixai que Deus seja o primeiro.
A terr será, então, o vosso céu, aqui e agora!

Teófilo Minga, fms