Sábado - 22 de fevereiro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 16, 13-19

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há-de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Por isso vos digo: «Não vos preocupeis, quanto à vossa vida, com o que haveis de comer, nem, quanto ao vosso corpo, com o que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu: não semeiam nem ceifam nem recolhem em celeiros; o vosso Pai celeste as sustenta. Não valeis vós muito mais do que elas? Quem de entre vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar um só côvado à sua estatura? E porque vos inquietais com o vestuário? Olhai como crescem os lírios do campo: não trabalham nem fiam; mas Eu vos digo: nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. Se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao forno, não fará muito mais por vós, homens de pouca fé? Não vos inquieteis, dizendo: ‘Que havemos de comer? Que havemos de beber? Que havemos de vestir?’ Os pagãos é que se preocupam com todas estas coisas. Bem sabe o vosso Pai celeste que precisais de tudo isso. Procurai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais vos será dado por acréscimo. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, porque o dia de amanhã tratará das suas inquietações. A cada dia basta o seu cuidado».

Outras leituras do dia: 1 Pedro 5, 1-4; Sal 22, 1-3. 4. 5. 6

Santo do dia
Cadeira de S. Pedro, Apóstolo


“Tu és Pedro”. É o primeiro entre os apóstolos, aquele que recebeu o poder da missão, de atar e desatar, do magistério autêntico e de confirmar a fé dos irmãos. Cristo colocou nas suas mãos a barca, que é a Igreja. O timoneiro é profissional e bons são os navegantes e os peregrinos. É certo que a fraqueza humana também nos afeta. Mas o mal nunca irá ter a última palavra, pois a graça de Deus velará e acompanhará sempre a Igreja de Cristo.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Também fui testemunha dos sofrimentos de Cristo;
Também eu participarei na glória a se revelida;
Glória futura depois do sofrimento jamais visto,
Mas que, simplesmente, anunciava outra alvorada.

Pastores, apascentai o rebanho que vos foi confiado,
Não constrangidos, mas cheios de boa vontade;
Não por ganância, mas sede em todo dedicados,
Para que o rebanho encontre o sol da felicidade.

Ainda e sempre a pergunta: “Quem sou eu?”
Eis que se ouvem-se as respostas mais varridas,
Respostas que um ou outro concebeu,
Mas longe das que deveriam ser dadas.

Mas Simão, tornada pedra, responde enfim:
Responde: ele a quem o rebanho será confiado!
Será o Pastor de todos: Pastor para ti, para mim.
“Tu és o Messias de Deus, por quem fui conquistado!”.

Teófilo Minga, fms