Domingo - 23 de fevereiro de 2014

Ouvir o Evangelho


DOMINGO VII DO TEMPO COMUM

Evangelho segundo S. Mateus 5, 38-48

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Olho por olho e dente por dente’. Eu, porém, digo-vos: Não resistais ao homem mau. Mas se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda. Se alguém quiser levar-te ao tribunal, para ficar com a tua túnica, deixa-lhe também o manto. Se alguém te obrigar a acompanhá-lo durante uma milha, acompanha-o durante duas. Dá a quem te pedir e não voltes as costas a quem te pede emprestado. Ouvistes que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo’. Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem, para serdes filhos do vosso Pai que está nos Céus; pois Ele faz nascer o sol sobre bons e maus e chover sobre justos e injustos. Se amardes aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem a mesma coisa os publicanos? E se saudardes apenas os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos? Portanto, sede perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito».

Outras leituras do dia: Lev 19, 1-2. 17-18; Sal 102 (103), 1-2. 3-4. 8 e 10. 12-13; 1 Cor 3, 16-23


Tudo é original e diferente. O modelo para esta nova forma de pensar e de viver ensinou-a Cristo: assemelhar-se ao Pai do Céu. Os atributos e a perfeição de Deus consistem no amor sem medida, na constância imutável do perdão, na generosidade do acompanhamento, na magnanimidade do juízo, na atenção às súplicas do necessitado. Deus é sempre a referência e o modelo: seja feita a sua vontade!
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Sede santos porque eu, o Senhor, sou santo!
Não guardarás rancor, contra o teu povo.
Por todo o lado exultai e cantai o vosso canto,
Que em vós cresça e se faça o Homem Novo.

O homem que se tornará Templo de Deus
E que acolhe em si a sabedoria divina,
Tão diferente da dos sábios e dos fariseus!
Seja ela dom que a vossa estrada ilumina.

E ultrapassai o que fizeram os antigos;
Não vos contenteis em amar quem vos ama.
Vos digo: “Amai também os vossos inimigos!”.
Talvez vos pareça doutrina muito estranha.

Sede perfeitos como o Pai que está nos Céus,
Pai bondoso que vos deixa este exigente apelo:
Amar os que vos amam é pouco a olhos meus,
Convido-vos a algo mais sublime, mais belo!

Teófilo Minga, fms