Segunda feira - 24 de fevereiro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Marcos 9, 14-29

Naquele tempo, Jesus desceu do monte, com Pedro, Tiago e João. Ao chegarem junto dos outros discípulos, viram uma grande multidão à sua volta e os escribas a discutir com eles. Logo que viu Jesus, a multidão ficou surpreendida e correu a saudá-l’O. Jesus perguntou-lhes: «Que estais a discutir?». Alguém Lhe respondeu do meio da multidão: «Mestre, eu trouxe-Te o meu filho, que tem um espírito mudo. Quando o espírito se apodera dele, lança-o por terra, e ele começa a espumar, range os dentes e fica rígido. Pedi aos teus discípulos que o expulsassem, mas eles não conseguiram». Tomando a palavra, Jesus disse-lhes: «Oh geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando terei de vos suportar? Trazei-mo aqui». Levaram-no para junto d’Ele. Quando viu Jesus, o espírito sacudiu fortemente o menino, que caiu por terra e começou a rebolar-se espumando. Jesus perguntou ao pai: «Há quanto tempo lhe sucede isto?». O homem respondeu-lhe: «Desde pequeno. E muitas vezes o tem lançado ao fogo e à agua para o matar. Mas se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e socorre-nos». Jesus disse: «Se posso?... Tudo é possível a quem acredita». Logo o pai do menino exclamou: «Eu creio, mas ajuda a minha pouca fé». Ao ver que a multidão corria para junto d’Ele, Jesus falou severamente ao espírito impuro: «Espírito mudo e surdo, Eu te ordeno: sai deste menino e nunca mais entres nele». O espírito, soltando um grito, agitou-o violentamente e saiu. O menino ficou como morto, de modo que muitas pessoas afirmavam que tinha morrido. Mas Jesus tomou-o pela mão e levantou-o, e ele pôs-se de pé. Quando Jesus entrou em casa, os discípulos perguntaram-Lhe em particular: «Porque não pudemos nós expulsá-lo?». Jesus respondeu-lhes: «Este género de espíritos não se pode fazer sair, a não ser pela oração».

Outras leituras do dia: Tg 3, 13-18; Sal 18 B (19B), 8. 9. 10. 15


Sem fé em Deus, nada é possível. Pelo contrário, àquele que acredita todos os caminhos estão abertos, mesmo os que parecem intransitáveis. É indispensável que a fé se alimente da palavra de Deus e que a oração se torne um grito de louvor e uma súplica confiante. A oração afasta os espíritos malignos da tristeza e do medo, e escancara as portas para a entrada da vontade e da graça de Deus.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Se és sábio e inteligente, mostra-o no procedimento;
Traz ao mundo os frutos da Sabedoria divina;
Verás, então, um mundo novo em cada elemento,
Forjado na grande verdade que a tudo ilumina.

Esta é a Sabedoria que vem do alto, pura;
É também pacífica, compreensiva e generosa;
É cheia de misericórdia, aquele que perdura,
No mundo encanto e beleza de uma rosa.

Será a sabedoria que combate o pecado
Ou os espíritos mudos que acorrentam as crianças;
É ela que revela ao mundo o outro lado,
Onde se apaga o desespero e nasce a esperança.

Tudo é possível àquele que reza e crê;
Apelo à fé, mas apelo também à oração;
O milagre está aí; é obra que sempre se vê,
Com Jesus o demónio luta em vão.

Teófilo Minga, fms