Domingo - 9 de março de 2014

Ouvir o Evangelho


DOMINGO I DA QUARESMA

Evangelho segundo S. Mateus 4, 1-11

Naquele tempo, Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto, a fim de ser tentado pelo Diabo. Jejuou quarenta dias e quarenta noites e, por fim, teve fome. O tentador aproximou-se e disse-lhe: «Se és Filho de Deus, diz a estas pedras que se transformem em pães». Jesus respondeu-lhe: «Está escrito: ‘Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus’». Então o Diabo conduziu-O à cidade santa, levou-O ao pináculo do templo e disse-Lhe: «Se és Filho de Deus, lança-Te daqui abaixo, pois está escrito: ‘Deus mandará aos seus Anjos que te recebam nas suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’». Respondeu-lhe Jesus: «Também está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’». De novo o Diabo O levou consigo a um monte muito alto, mostrou-Lhe todos os reinos do mundo e a sua glória, e disse-Lhe: «Tudo isto Te darei, se, prostrado, me adorares». Respondeu-lhe Jesus: «Vai-te, Satanás, porque está escrito: ‘Adorarás o Senhor teu Deus e só a Ele prestarás culto’». Então o Diabo deixou-O e aproximaram-se os Anjos e serviram-n'O.

Outras leituras do dia: Gen 2, 7-9 – 3, 1-7; Sal 50 (51), 3-4. 5-6a. 12-13. 14 e 17; Rom 5, 12-19 ou Rom 5, 12. 17-19


Também nós tentamos humilhar o Senhor e provocar-lhe uma armadilha. Se és Filho de Deus… tens de dizer porque é que continua, no mundo, este rosário de misérias: a fome, a violência, as injustiças, o sofrimento, as guerras, etc. Na realidade, se alinhamos por esta mentalidade, Deus pouco conta na nossa vida. Valem mais o dinheiro e os nossos caprichos pessoais. Contudo, o caminho da verdade e da felicidade é outro: adorar e servir apenas o Senhor.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Naquele espaço do primeiro jardim,
Deus insufla em nós o sopro de vida;
Gesto criador para ti, criador para mim,
Graça única a ser sempre agradecida.

Mas anda por aí uma serpente,
O mais astucioso dos animais
Deu em si para destruir a gente,
Ao destruir nossos primeiros pais.

E assim entra o pecado no mundo,
Atingindo a todos e cada um de nós.
Mas no gesto de Cristo, tão profundo,
Deus, na Cruz, não nos vai deixar sós.

Mesmo no deserto, três vezes tentado,
Jesus é capaz de vencer o tentador,
Mostrando-nos assim o outro lado,
Um lado diferente: Deus que é amor.

Teófilo Minga, fms