Sábado - 8 de março de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 5, 27-32

Naquele tempo, Jesus viu um publicano chamado Levi, sentado no posto de cobrança, e disse-lhe: «Segue-Me». Ele, deixando tudo, levantou-se e seguiu Jesus. Levi ofereceu-lhe um grande banquete em sua casa. Havia grande número de publicanos e de outras pessoas com eles à mesa. Os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo aos discípulos: «Porque comeis e bebeis com os publicanos e os pecadores?» Então Jesus, tomando a palavra, disse-lhes: «Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim chamar os justos, vim chamar os pecadores, para que se arrependam».

Outras leituras do dia: Is 58, 9b-14; Sal 85 (86), 1-2. 3-4. 5-6

Santo do dia
S. João de Deus, religioso


Uma das personagens mais odiadas pelo povo era o cobrador de impostos, uma espécie de delegado do invasor romano. Mas Cristo anda à procura de todos e a ninguém põe de lado. Hoje chegou também para Levi o tempo da graça de Deus. Para Deus, nada há impossível. Primeiro, Levi (Mateus) é chamado pelo Mestre e converte o coração. Depois, pratica gestos que testemunham a autenticidade do seu amor pelos demais. Recebe Jesus, não só em sua casa, mas como senhor da sua vida. E para sempre.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Meu filho, a tua noite será como o dia,
Se tirares do meio de ti a opressão;
Gesto bendito, será fonte de alegria,
Inscrito para sempre no meu coração.

É o pão que dás ao pobre e indigente,
É a fome que matas a todo o faminto,
Que fará de ti a minha querida gente,
Gente que em tudo sente como eu sinto.

Serás restaurador de casas em ruínas,
Tu que guardas o sábado, dia santificado;
Depois vais e com minha luz iluminas
O mundo, apagando assim o seu pecado.

Chamo mesmo gente em posto de cobrança,
Que a meus olhos todos, todos têm valor;
Também com Levi faço ressurgir a esperança,
Será no mundo pregoeiro do meu amor.

Teófilo Minga, fms