Sexta feira - 7 de março de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 9, 14-15

Naquele tempo, os discípulos de João Baptista foram ter com Jesus e perguntaram-Lhe: «Por que motivo nós e os fariseus jejuamos e os teus discípulos não jejuam?» Jesus respondeu-lhes: «Podem os companheiros do esposo ficar de luto, enquanto o esposo estiver com eles? Dias virão em que o esposo lhes será tirado e nessa altura hão-de jejuar».

Outras leituras do dia: Is 58, 1-9a; Sal 50 (51), 3-4. 5.6a. 18-19

Santo do dia
S. Perpétua e S. Felicidade, mártires


Jejuar é mais do que privar-se dos alimentos. É um sinal, uma renúncia, uma dádiva e uma dívida que pagamos. É colocar de lado o alimento material e aceitar o pão vivo da palavra de Deus, verdadeira refeição quaresmal. É fazer ascese para que o espírito esteja disposto e preparado para seguir a Cristo. O pão de que te privas é propriedade dos pobres. Não te esqueças de o dar em esmola e de te nutrires do mesmo.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Profeta meu, faz ver ao meu povo seus pecados;
Procuram-me, mas em tudo ignoram o meu rosto;
Na prática, os mandamentos foram abandonados,
Tudo aquilo que era bom e santo foi deposto.

A que serve o jejum, se depois não há verdade
Que diz, em Deus, todo o teu comportamento;
Sem problemas viveis no meio de toda a falsidade,
Aos pobres e abandonados nunca estais atentos.

O jejum que me agrada – fala o Senhor – é diferente:
Convido-vos a quebrai os laços de toda a servidão;
Assim começareis, de novo, a ser a minha gente,
Voltareis a ter um lugar especial no meu coração.

Mas não jejua o amigo quando está o esposo;
Se o esposo está presente é o tempo da alegria;
Saboreai e vede, a partir de agora, todo este gozo,
Sinal de ressurreição, luz nova de outro dia.

Teófilo Minga, fms