Quarta feira - 12 de março de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 11, 29-32

Naquele tempo, aglomerava-se uma grande multidão à volta de Jesus e Ele começou a dizer: «Esta geração é uma geração perversa: pede um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal de Jonas. Assim como Jonas foi um sinal para os habitantes de Nínive, assim o será também o Filho do homem para esta geração. No juízo final, a rainha do sul levantar-se-á com os homens desta geração e há-de condená-los, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; e aqui está quem é maior do que Salomão. No juízo final, os homens de Nínive levantar-se-ão com esta geração e hão-de condená-la, porque fizeram penitência ao ouvir a pregação de Jonas; e aqui está quem é maior do que Jonas».

Outras leituras do dia: Jonas 3, 1-10; Sal 50 (51), 3-4. 12-13. 18-19


Que outro sinal pretendemos de Deus? Cristo é a Palavra autorizada do Pai. Está vivo e habita entre nós, porque o sepulcro está há muito vazio. A garantia da nossa fé é esta: está em circulação e a cumprir-se a boa notícia que Ele tinha anunciado. Os motivos para acreditar não serão suficientes, se partimos de posições racionalistas. A razão humana ajuda a entender os princípios da fé, mas nunca os anula ou substitui.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Jonas profeta é por Deus enviado
A Nínive, grande cidade de outrora:
Pedia às gentes que deixassem o pecado
E a converter-se de coração aqui e agora.

Durante um dia proclamou a mensagem,
Palavra de Deus que é graça e conversão;
Os habitantes e o rei com audácia e coragem,
Vão converter-se do fundo do coração.

Não assim os do tempo de Jesus
Que continuam a pedir ainda sinais;
Que adiante se fecham os olhos à luz?
Jonas é o sinal. Para quê querer mais?

Vem a rainha do sul para ouvir Salomão,
E aqui, frente a vós, quem é bem maior;
Mas é bem dura a cerviz desta geração,
Incapaz de se converter ao verdadeiro amor.

Teófilo Minga, fms