Quinta feira - 13 de março de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 7, 7-12

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Pedi e dar-se-vos-á, procurai e encontrareis, batei à porta e abrir-se-vos-á. Porque todo aquele que pede recebe, quem procura encontra e a quem bate à porta abrir-se-á. Qual de vós dará uma pedra a um filho que lhe pede pão, ou uma serpente se lhe pedir peixe? Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai que está nos Céus as dará àqueles que Lhas pedem! Portanto, o que quiserdes que os homens vos façam fazei-lho vós também: esta é a Lei e os Profetas».

Outras leituras do dia: Est 4, 17. n. p-r. aa-bb. gg-hh; Sal 137 (138), 1-2a. 2bc-3. 7c-8


Na família de Deus, o Pai ouve-nos sempre, pois quem pede não é uma pessoa estranha, mas o seu próprio Filho, aquele que teve de pagar o preço do resgate, com o seu sangue. Contudo, o importante é que quem suplica não peça pedras ou répteis, mas o pão saboroso de fazer a vontade do Pai, e o peixe saudável de confiar na providência de Deus. Se Deus nos toma a sério, que a nossa atitude de homens e de cristãos se assemelhe à sua.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Eis-me tomada de angústia mortal;
Meu Deus, vem depressa em meu socorro:
O leão quer devorar-me nas garras do mal,
Olha, meu Senhor, o perigo que corro.

Escolheste, Senhor, os meus antepassados
Para perpetuarem, nesta terra, vossa herança;
Olha, somos continuamente atribulados,
E em nós pode definhar a esperança.

Se pedirmos seremos atendidos,
Se batermos a porta será aberta;
Não deixes por terra nossos pedidos;
Em Ti confiança total, confiança certa.

Até nós, Senhor, sendo mais fazemos o bem,
Aos nossos filhos sabemos dar vinho e pão;
Assim age todo o pai, assim age toda a mãe,
Dá-nos a graça de assim ser em toda a situação.

Teófilo Minga, fms