Segunda feira - 24 de março de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 4, 24-30

Naquele tempo, Jesus veio a Nazaré e falou ao povo na sinagoga, dizendo: «Em verdade vos digo: Nenhum profeta é bem recebido na sua terra. Digo-vos a verdade: Havia em Israel muitas viúvas no tempo do profeta Elias, quando o céu se fechou durante três anos e seis meses e houve uma grande fome em toda a terra; contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, mas a uma viúva de Sarepta, na região da Sidónia. Havia em Israel muitos leprosos no tempo do profeta Eliseu; contudo, nenhum deles foi curado, mas apenas o sírio Naamã». Ao ouvirem estas palavras, todos ficaram furiosos na sinagoga. Levantaram-se, expulsaram Jesus da cidade e levaram-n’O até ao cimo da colina sobre a qual a cidade estava edificada, a fim de O precipitarem dali abaixo. Mas Jesus, passando pelo meio deles, seguiu o seu caminho.

Outras leituras do dia: 2 Reis 5, 1-15a; Sal 41 (42), 2-3; 42, 3. 4


A denúncia profética e fraterna é uma responsabilidade que decorre da justiça e da caridade. É uma tarefa que normalmente acarreta riscos: ‘Levaram-no até ao cimo do despenhadeiro, para O precipitarem dali abaixo’. E, no seu comentário, Jesus evocara apenas a profecia, mas não proferira qualquer ameaça; abordara o afeto fraterno, e não a correção. Como custa aceitar e acolher um mensageiro que só traz boas notícias! Mas a Igreja nunca pode renunciar à sua missão de anunciar o Evangelho, que é promessa de salvação e anúncio festivo e comprometido do mandamento novo do Senhor.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Valente guerreiro, Naamã estava leproso,
Sonhando um dia ver-se limpo em total cura,
Que seu rei tem compaixão e é generoso,
Mas não pode livrá-lo desta doença impura.

Manda-o a Israel, ao grande profeta Elias,
Para que seja limpo desta pesada doença.
Em Israel: no seu reino e em todas as sírias,
Não encontrava ninguém para tal sentença.

Vai Naamã e sujeita-se a banho purificador;
Sete vezes mergulha nas águas do Jordão;
E eis que a lepra desaparece em si e ao redor.
Milagre puro encontrar-se assim curado e são.

É assim; mas Jesus enfrenta dificuldades,
Ele sabe que ninguém é profeta na sua terra.
Na sinagoga os ouvintes sentem esta verdade,
Verdade que os fere… Então, fazer-lhe guerra.

Teófilo Minga, fms