Terça feira - 25 de março de 2014

Ouvir o Evangelho


ANUNCIAÇÃO DO SENHOR

Evangelho segundo S. Lucas 1, 26-38

Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José, que era descendente de David. O nome da Virgem era Maria. Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo». Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim». Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?». O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível». Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra».

Outras leituras do dia: Is 7, 10-14; 8, 10; Sal 39 (40), 7-8a. 8b-9. 10. 11; Hebr 10, 4-10


Isabel entoou um soberbo elogio à sua prima, Santa Maria: “Bem-aventurada, porque acreditaste, porque te fiaste de Deus”. Maria acolheu Deus, na sua mente e no seu corpo, afirmam os Santos Padres. O Verbo fez-Se homem e a Mulher, por excelência, tornou-se Mãe de Deus. Que maravilhas o Espírito Santo é capaz de fazer, quando uma pessoa se coloca incondicionalmente nas suas mãos! Deus fez-Se homem, para que o homem pudesse adquirir a adopção de filho de Deus e irmão de Jesus Cristo.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Vai e diz ao rei Acaz que deve pedir um sinal;
Acaz renitente: não porei o Senhor a prova!
E assim continua endurecido no mal.
Mas a virgem conceberá; vai nascer era nova!

Não basta o sangue de touros e cabrito;
É no corpo que será abolido todo o pecado;
O corpo de Cristo vem para todos os aflitos;
Essa é a vontade de seu Pai, Deus amado.

O corpo encontra casa no seio da Virgem.
Como será isso, se eu não conheço varão?
Mas a Virgem acredita e eis a origem
De Deus na terra: suprema transformação!

Não é a obra dela; é obra do Espírito Santo;
Tempo novo de presença de Deus na história.
No ventre de Maria ouvimos o mais belo canto.
Com ela cantemos a Deus e digamos: GLÓRIA!

Teófilo Minga, fms