Quinta feira - 10 de abril de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 8, 51-59

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: «Em verdade, em verdade vos digo: Se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte». Responderam-Lhe os judeus: «Agora sabemos que tens o demónio. Abraão morreu, os profetas também, mas Tu dizes: ‘Se alguém guardar a minha palavra, nunca sofrerá a morte’. Serás Tu maior do que o nosso pai Abraão, que morreu? E os profetas também morreram. Quem pretendes ser?» Disse-lhes Jesus: «Se Eu Me glorificar a Mim próprio, a minha glória não vale nada. Quem Me glorifica é meu Pai, Aquele de quem dizeis: ‘É o nosso Deus’. Vós não O conheceis, mas Eu conheço-O; e se dissesse que não O conhecia, seria mentiroso como vós. Mas Eu conheço-O e guardo a sua palavra. Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia; ele viu-o e exultou de alegria». Disseram-Lhe então os judeus: «Ainda não tens cinquenta anos e viste Abraão?!» Jesus respondeu-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: Antes de Abraão existir, ‘Eu sou’». Então agarraram em pedras para apedrejarem Jesus, mas Ele ocultou-Se e saiu do templo.

Outras leituras do dia: Gen 17, 3-9; Sal 104 (105), 4-5. 6-7. 8-9


Aparecem de novo as pedras. Primeiro, surgiram as da tentação, que estavam destinadas para ser transformadas em pão. Depois, foi lançado o desafio a quem se atrevesse a atirar a primeira. Agora, estão prontas para ser arremessadas contra Cristo. São habilidades que servem para justificar o mal, ignorando e esquecendo o bem que se pratica. No final, os acusadores acabam por renegar o próprio Jesus e conduzem-n’O até ao Calvário.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Abraão será Pai de uma multitude de nações;
A tua descendência será grande, incontável;
De tantos lados e países acorrerão multidões,
Serás pai para ela: tua missão é admirável.

Será o começo da Aliança para sempre, definitiva,
A que se prolonga no tempo, rica, cheia de graça;
Aliança que, em tudo, se preocupa com a vida,
Hoje e sempre, em todo o tempo que passa.

Aliança que muitos judeus não respeitaram,
Que não se voltaram para a força da Palavra.
Ao contrário: com sonhos que outros ajudaram,
Destroem a glória do Senhor que em nós se grava.

Não tens cinquenta anos e já viste Abrão?
Em verdade, antes de Abrão eu já existia.
Vim partilhar a vossa humana condição
E chamar a todos a uma verdadeira alegria.

Teófilo Minga, fms