Sexta feira - 11 de abril de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 10, 31-42

Naquele tempo, os judeus agarraram em pedras para apedrejarem Jesus, Então Jesus disse-lhes: «Apresentei-vos muitas boas obras, da parte de meu Pai. Por qual dessas obras Me quereis apedrejar?» Responderam os judeus: «Não é por qualquer boa obra que Te queremos apedrejar: é por blasfémia, porque Tu, sendo homem, Te fazes Deus». Disse-lhes Jesus: «Não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses’? Se a Lei chama ‘deuses’ a quem a palavra de Deus se dirigia – e a Escritura não pode abolir-se –, de Mim, que o Pai consagrou e enviou ao mundo, vós dizeis: ‘Estás a blasfemar’, por Eu ter dito: ‘Sou Filho de Deus’!» Se não faço as obras de meu Pai, não acrediteis. Mas se as faço, embora não acrediteis em Mim, acreditai nas minhas obras, para reconhecerdes e saberdes que o Pai está em Mim e Eu estou no Pai». De novo procuraram prendê-l’O, mas Ele escapou-Se das suas mãos. Jesus retirou-Se novamente para além do Jordão, para o local onde anteriormente João tinha estado a baptizar e lá permaneceu. Muitos foram ter com Ele e diziam: «É certo que João não fez nenhum milagre, mas tudo o que disse deste homem era verdade». E muitos ali acreditaram em Jesus.

Outras leituras do dia: Jer 20, 10-13; Sal 17 (18), 2-3a. 3bc-4. 5-6. 7


As pedras hão de ser suficientemente pequenas para que causem dores, mas não provoquem a morte, de imediato. Era uma norma legal que devia ser observada, no momento da lapidação. A crucifixão de Cristo não consistiu apenas no acto pontual de ser cravado na cruz, mas implicou uma enorme crueldade e um sofrimento atroz, dada a obstinação dos que não reconheceram os sinais que Deus enviara ao seu povo. Cristo doou a vida na cruz, mas após a ter tido por companheira, na caminhada de todos os dias.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Vamos denunciá-lo, dará em falso um passo,
E nele nós, seus inimigos, nos poderemos vingar.
Mas ficaram cheios de vergonha pelo seu fracasso,
Mesmo se na falsidade me foram denunciar.

Serão os meus perseguidores que cairão,
Porque o Senhor do Universo está comigo;
Ele sonda o justo, perscruta seus rins e coração;
Nele ponho minha causa, é sempre meu amigo.

Também os judeus querem apedrejar Jesus,
A quem não perdoam por se dizer Filho de Deus.
Dizemos bem: pior cego é aquele que não quer ver,
E este é o caso destes empedernidos judeus.

Sempre fiz boas obras; então porque não acreditais?
Mas sinto que quereis agarrar-me em vossas mãos.
Repito-vos ainda: o Pai está em mim, Eu estou no Pai;
Vim para, na Cruz, fazer de vós verdadeiros irmãos.

Teófilo Minga, fms