Domingo - 11 de maio de 2014

Ouvir o Evangelho


DOMINGO IV DA PÁSCOA

Evangelho segundo S. João 10, 1-10

Naquele tempo, disse Jesus: «Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que não entra no aprisco das ovelhas pela porta, mas entra por outro lado, é ladrão e salteador. Mas aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas. O porteiro abre-lhe a porta e as ovelhas conhecem a sua voz. Ele chama cada uma delas pelo seu nome e leva-as para fora. Depois de ter feito sair todas as que lhe pertencem, caminha à sua frente e as ovelhas seguem-no, porque conhecem a sua voz. Se for um estranho, não o seguem, mas fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos». Jesus apresentou-lhes esta comparação, mas eles não compreenderam o que queria dizer. Jesus continuou: «Em verdade, em verdade vos digo: Eu sou a porta das ovelhas. Aqueles que vieram antes de Mim são ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por Mim será salvo: é como a ovelha que entra e sai do aprisco e encontra pastagem. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que as minhas ovelhas tenham vida e a tenham em abundância».

Outras leituras do dia: Act 2, 14a. 36-41; Sal 22 (23), 1-3a. 3b-4. 5. 6; 1 Pedro 2, 20b-25


O típico do Pastor é a voz: chama as ovelhas pelo nome próprio, ama-as uma a uma, trata-as como únicas, em vez de se transformar num profissional ou mercenário. O que caracteriza o Pastor é não só conhecer, como dar a vida pelas ovelhas: vai à frente, indica o caminho, anda à procura das extraviadas, faz festa quando as encontra, ama-as até ao fim.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Convertei-vos e pedi o batismo em Cristo,
Este é o tempo para vós da conversão;
Este é o tempo oportuno, nunca visto,
Afastai-vos todos desta perversa geração.

Vede como Cristo padeceu por vós;
Somos chamados a seguir seus passos,
Dar aos outros o que de melhor há em nós,
Sermos pastor aqui e em todos os espaços.

O que defende as ovelhas ao longo da vida,
Fá-las entrar pela porta, não como o ladrão;
Procura em todo o tempo a ovelha ferida,
Acolhe-a nos seus braços, no seu coração.

Eu vim para dar a vida em abundância,
Quero as ovelhas salvas, que vejam a luz;
Todas, absolutamente, têm importância,
Eu sou o Pastor que à salvação as conduz.

Teófilo Minga, fms