Sábado - 10 de maio de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 6, 60-69

Naquele tempo, muitos discípulos, ao ouvirem Jesus, disseram: «Estas palavras são duras. Quem pode escutá-las?». Jesus, conhecendo interiormente que os discípulos murmuravam por causa disso, perguntou-lhes: «Isto escandaliza-vos? E se virdes o Filho do homem subir para onde estava anteriormente? O espírito é que dá vida, a carne não serve de nada. As palavras que Eu vos disse são espírito e vida. Mas, entre vós, há alguns que não acreditam». Na verdade, Jesus bem sabia, desde o início, quais eram os que não acreditavam e quem era aquele que O havia de entregar. E acrescentou: «Por isso é que vos disse: Ninguém pode vir a Mim, se não lhe for concedido por meu Pai». A partir de então, muitos dos discípulos afastaram-se e já não andavam com Ele. Jesus disse aos Doze: «Também vós quereis ir embora?» Respondeu-Lhe Simão Pedro: «Para quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós acreditamos e sabemos que Tu és o Santo de Deus».

Outras leituras do dia: Act 9, 31-42; Sal 115 (116), 12-13. 14-15. 16-17


Depois do anúncio da Eucaristia, inicia-se a debandada dos discípulos. Só Pedro e alguns mais permanecem fiéis ao Mestre. ‘A quem iremos, Senhor?’ Estão convictos de que a verdade reside apenas em Jesus. Esta confissão apoia-se no argumento estável da credibilidade: ‘Eu sou o Pão vivo. Quem dele comer nunca mais morrerá’. Ninguém vai encontrar garantia mais fiável. A Palavra de Cristo é o aval que a assegura e credibiliza.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Pedro por toda a parte, de alma decidida,
Vai fazendo milagres em nome de Jesus;
Hoje vai visitar os santos, habitantes de Lida,
E, em novo milagre, vai irradiar mais luz.

Foi em Jope; é a ressurreição de Tabitá,
Rica em boas obras e esmolas que distribuía,
Como tanta gente boa que por aí ainda há…
Mas caiu doente e pouco depois morria.

Pedro parte e a todos vai deixar admirados,
Pelo milagre feito, aliviando ali tanta dor.
Não foge mais. Os tempos estão mudados:
Em Ti a vida eterna: a quem iremos, Senhor?

Também nós acreditamos: és o Santo de Deus.
Estamos contigo: porque iríamos embora?
Dá-nos a força de, em tudo, sermos filhos teus,
A força de viver a Tua Palavra, aqui e agora.

Teófilo Minga, fms