Sexta feira - 9 de maio de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 6, 52-59

Naquele tempo, os judeus discutiam entre si: «Como pode Jesus dar-nos a sua carne a comer?». Então Jesus disse-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia. A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em Mim e Eu nele. Assim como o Pai, que vive, Me enviou e Eu vivo pelo Pai, também aquele que Me come viverá por Mim. Este é o pão que desceu do Céu; não é como o dos vossos pais, que o comeram e morreram: quem comer deste pão viverá eternamente». Assim falou Jesus, ao ensinar numa sinagoga, em Cafarnaum.

Outras leituras do dia: Act 9, 1-20; Sal 116 (117), 1. 2


Jesus confirmava a sua Palavra com sinais e prodígios: a cura dos doentes, a multiplicação de pão, o regresso dos mortos à vida… Agora, proclama que este pão é o seu Corpo e este vinho o seu Sangue. Garante-o, através da sua palavra eficaz. Tem de haver uma mudança radical no íntimo das pessoas, para que possam acreditar na força nutritiva deste novo Pão. Só quem se fiar na Palavra de Deus será capaz de digerir e saborear este alimento salvífico.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Caído por terra ouviu uma voz que lhe dizia.
Porque me persegues? Envolto ainda em luz,
Tenta responder esta voz estranha que ouvia.
Quem és tu? Sou quem tu persegues, Jesus.

E será Ananias a impor-lhe as mãos,
Reticente: tem feito muito mal aos santos!
Mas será o instrumento para ir aos pagãos,
E levar o Evangelho a todos os cantos.

Evangelho que pode ser duro e exigente.
Como pode dar-nos a sua carne? É o que diz…
Afirmações estranhas de um pobre demente…
Assim pensa essa pobre gente, estúpida, infeliz.

Mas a sua Palavra, de Deus, é a pura verdade;
A Sua carne e o Seu sangue são alimento
Para a vida eterna; geram em nós a eternidade,
Que fecunda, desde agora, o nosso tempo.

Teófilo Minga, fms