Quinta feira - 8 de maio de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 6, 44-51

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Ninguém pode vir a Mim, se o Pai, que Me enviou, não o trouxer; e Eu ressuscitá-lo-ei no último dia. Está escrito no livro dos Profetas: ‘Serão todos instruídos por Deus’. Todo aquele que ouve o Pai e recebe o seu ensino vem a Mim. Não porque alguém tenha visto o Pai; só Aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. Em verdade, em verdade vos digo: Quem acredita tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. No deserto, os vossos pais comeram o maná e morreram. Mas este pão é o que desce do Céu, para que não morra quem dele comer. Eu sou o pão vivo que desceu do Céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que Eu hei-de dar é a minha carne que Eu darei pela vida do mundo».

Outras leituras do dia: Act 8, 26-40; Sal 65 (66), 8-9. 16-17. 20


Jesus rejeita qualquer atitude humana que assente num critério meramente voluntarista, de decisão pessoal. Só o irá seguir quem antes tiver sido escolhido pelo Pai, pois é necessário deixar-se conduzir pela força do Espírito, que Deus instalou no coração do homem. Em vez de nos esforçarmos por O procurar, como se fosse necessário invocar razões humanas para explicar o desconhecido, o melhor é continuar atento à voz do Enviado de Deus.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Compreendes o que lês, verdadeiramente?
Como posso, se não conheço a Escritura?
Necessito de alguém que seja luz e me oriente
Para descobrir esta Palavra, sua força e doçura.

E Filipe explica ao eunuco a Boa-Nova
Que acredita, depois, com todo o coração;
Filipe derrama sobre ele a água que renova,
Uma linda catequese que foi anunciação.

Jesus continua seu ensino à multidão;
Não vem dele; transmite o ensino do Pai.
Não morrerá quem comer deste Pão;
E vós, discípulos, este ensino proclamai.

Proclamai-o em todo o tempo e hora.
Sou o Pão vindo do Céu; pão fecundo;
Com ele tendes a vida eterna desde agora:
Dou a minha carne pela vida do mundo.

Teófilo Minga, fms