Quarta feira - 7 de maio de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 6, 35-40

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Eu sou o pão da vida: Quem vem a Mim nunca mais terá fome e quem acredita em Mim nunca mais terá sede. No entanto, como vos disse, ‘embora tivésseis visto, não acreditais’. Todos aqueles que o Pai Me dá virão a Mim e àqueles que vêm a Mim não os rejeitarei, porque desci do Céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade d’Aquele que Me enviou. E a vontade d’Aquele que Me enviou é esta: que Eu não perca nenhum dos que Ele Me deu, mas os ressuscite no último dia. De facto, é esta a vontade de meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e acredita n’Ele tenha a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia».

Outras leituras do dia: Act 8, 1b-8; Sal 65 (66), 1-3a. 4-5. 6-7a


Que consolação admirável e gratificante! Cristo lutará para que ninguém se perca, e possa ressuscitar no último dia. Não há base mais consistente e consoladora, para construirmos a esperança. Cristo é nosso advogado oficial perante o Pai. Por isso, na oração que a Igreja dirige a Deus, Ele é sempre invocado como mediador universal. Deus Pai aceita a nossa oração, por intermédio das restantes pessoas da família: a Santíssima Trindade.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Eis a perseguição sobre a Igreja em Jerusalém,
Todos se dispersam pela Judeia e pela Samaria;
O medo invade todos os que praticam o bem,
Paulo, perseguidor, não dá trégua nem alegria.

De aldeia em aldeia proclamam a Boa-Nova
Os discípulos, agora, dispersos por todo o lado;
Na voz dos apóstolos a comunidade se renova,
Também Filipe faz os milagres do ressuscitado.

O ressuscitado permanece o Pão de vida,
Para ser força em todas as nossas canseiras,
Presença no caminho, em tudo a ser acolhida,
Para dizer o Palavra além de todas as fronteiras.

Uma presença que pede hoje e sempre a fé:
Quem comer desse Pão não mais terá fome;
Esta é a certeza dada do Profeta de Nazaré,
Impulso para a missão, fogo que consome.

Teófilo Minga, fms