Terça feira - 13 de maio de 2014

Ouvir o Evangelho


Nossa Senhora de Fátima

Evangelho segundo S. Mateus 12, 46-50

Naquele tempo, enquanto Jesus estava a falar à multidão, chegaram sua Mãe e seus irmãos. Ficaram do lado de fora e queriam falar-Lhe. Alguém Lhe disse: «Tua Mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo». Mas Jesus respondeu a quem O avisou: «Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?». E apontando para os discípulos, disse: «Estes são a minha mãe e os meus irmãos: todo aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos Céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe».

Outras leituras do dia: Ap 21, 1-5a; Sal Judite 13, 18bcde.19


A família de Deus tem Cristo como centro. A família cristã foi o espaço onde nascemos, crescemos, adquirimos a nossa identidade: onde expomos aos irmãos a nossa parte luminosa e até as nossas feições menos interessantes. Não constitui um circuito fechado, mas uma realidade em contínuo movimento. A Igreja, família de Deus, é realmente o nosso pátio de recreio e de felicidade. Quem fornece consistência e une afetiva e efetivamente cada membro da família é o cumprimento da vontade do Pai. É Deus quem seleciona e determina a caminhada de todos os seus filhos. Somos felizes, se descobrirmos que este lar está permanentemente aberto e iluminado, sob o olhar solícito da Mãe de Deus e nossa Mãe, se nos congregarmos em torno d’Ela e de Cristo, e nos sentirmos irmãos e filhos do mesmo Pai.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Vi um novo céu e vi também uma nova terra,
Os antigos céus e terra tinham desaparecido,
Com todo o pecado que sua existência encerra.
Hoje é um tempo outro; deixemo-los no olvido.

Sim, olhemos a nova Jerusalém, cidade santa,
Tabernáculo de Deus, no meio do seu povo;
Deus está aqui, ao nosso lado, e a alegria é tanta;
Passe o antigo; vivemos, de facto, um tempo novo.

Tempo em que a Mãe de Jesus quer falar ao Filho;
Com os irmãos, está ali, e o espera do outro lado;
Ele fala às multidões abertamente, com todo o brilho,
E o povo humilde ouve atento e fica maravilhado.

Quem é a minha Mãe, quem são os meus irmãos?
É todo aquele que faz a vontade de meu Pai;
Deixai de lado vossos projetos tantas vezes vãos,
Acolhei meu amor e minha Palavra proclamai.

Teófilo Minga, fms