Quarta feira - 14 de maio de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 15, 9-17

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Assim como o Pai Me amou, também Eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor. Disse-vos estas coisas, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa. É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi a meu Pai. Não fostes vós que Me escolhestes; fui Eu que vos escolhi e destinei, para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça. E assim, tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo concederá. O que vos mando é que vos ameis uns aos outros».

Outras leituras do dia: Act 1, 15-17. 20-26; Sal 112 (113), 1-2. 3-4. 5-6. 7-8

Santo do dia
S. Matias, Apóstolo


Viver de acordo com o mandamento novo do amor fraterno garante a perseverança no seguimento de Cristo, que disse: “Permanecei no meu amor…e a vossa alegria será completa; nisto conhecerão que sois verdadeiramente meus discípulos”. O modelo de referência e a razão de ser da nossa unidade é Jesus, que Se entregou até à morte pelos seus amigos, e nos escolheu para que dêmos frutos, e abundantes.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Substituir Judas, guia dos que prenderam a Jesus,
É dever do Colégio dos Apóstolos, agora reunido;
Outro recebe o cargo para que irradie a Sua luz,
E, na Proclamação da Palavra de vida, seja ouvido.

Para que seja ainda testemunha da Ressurreição;
Designam a José Barsabas e também a Matias;
Depois de recolhidos, em intensa e profunda oração
Matias completa o Onze até ao fim dos seus dias.

Vai proclamar ao mundo que Jesus nos amou;
Vai pedir a todos que permaneçam no Seu amor,
Amor-dom que no sacrifício da Cruz outrora selou:
A salvação, dom-oferecido no meio de tanta dor.

Amai-vos uns aos outros como eu vos amei;
Já não sois escravos; para mim sois amigos;
Produzi frutos, para isso em mim permanecei;
Fazei o bem, esquecei o mal dos tempos antigos.

Teófilo Minga, fms