Quinta feira - 15 de maio de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 13, 16-20

Naquele tempo, Quando Jesus acabou de lavar os pés aos seus discípulos, disse-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: O servo não é maior do que o seu senhor, nem o enviado é maior do que aquele que o enviou. Sabendo isto, sereis felizes se o puserdes em prática. Não falo de todos vós: Eu conheço aqueles que escolhi; mas tem de cumprir-se a Escritura, que diz: ‘Quem come do meu pão levantou contra Mim o calcanhar’. Desde já vo lo digo antes que aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis que Eu Sou. Em verdade, em verdade vos digo: Quem recebe aquele que Eu enviar, a Mim recebe; e quem Me recebe a Mim, recebe Aquele que Me enviou».

Outras leituras do dia: Act 13, 13-25; Sal 88 (89), 2-3. 21-22. 25 e 27


Devemos observar certa escala e prioridade no acolhimento prestado ao apóstolo, a Cristo e a Deus. Tudo está de tal maneira entrelaçado, que se conjuga perfeitamente: não há Deus sem Cristo, nem Cristo sem Igreja. Somos servos, e não senhores, como Jesus estabeleceu. Por isso, é um absurdo pretender justificar a prática cristã nos que separam e abrem brechas naquilo que Deus uniu tão intimamente, ou seja, entre Cristo e a Igreja.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


O Deus de Israel escolheu os nossos pais,
Foi Ele que revelou a gradeza do nosso povo;
Mesmo no deserto, entre dores, gemidos e ais,
Moisés avança, nos olhos o sonho de um país novo.

Sim, mais tarde possuirão de Canaan a terra;
Terão juízes até ao grande profeta Samuel;
Deu-lhes reis para os livrar de toda a guerra
E saborear a doce paz desta terra de leite e mel.

De Moisés até David, de David até Jesus,
Humilde, que aos discípulos lava os pés,
A missão é sempre a mesma: irradiar a luz
Daquele que nos envia ao mundo de lés a lés.

Eu conheço todos aqueles que escolhi;
Agora acreditai simplesmente que EU SOU;
Que recebe o que eu envio, recebe a mim;
Quem me recebe, recebe o que me enviou.

Teófilo Minga, fms