Sexta feira - 16 de maio de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 14, 1-6

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não se perturbe o vosso coração. Se acreditais em Deus, acreditai também em Mim. Em casa de meu Pai há muitas moradas; se assim não fosse, Eu vos teria dito que vou preparar-vos um lugar? Quando Eu for preparar-vos um lugar, virei novamente para vos levar comigo, para que, onde Eu estou, estejais vós também. Para onde Eu vou, conheceis o caminho». Disse-Lhe Tomé: «Senhor, não sabemos para onde vais: como podemos conhecer o caminho?» Respondeu-lhe Jesus: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim».

Outras leituras do dia: Act 13, 26-33; Sal 2, 6-7. 8-9. 10-11


Jesus alerta contra a angústia que pode afectar os discípulos, quando Ele se ausentar deste mundo. Deixa duas consolações: ‘Estarei convosco e serei o vosso Caminho’. Um caminho que, por outro lado, é sempre viável: o único que conduz à verdade e à vida. Cristo, Bom Pastor, jamais abandonará o seu rebanho: nem no tempo presente, nem durante toda a eternidade.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Os chefes de Jerusalém não reconhecem Jesus;
Então condenaram-no para realizar as profecias;
Povo de cerviz dura, também se cerrou à luz,
Que iluminaria em beleza as horas dos seus dias.

As profecias se cumpriram ao descê-lo do madeiro,
E quando amigos, na rocha, lhe deram sepultura.
Mas Deus ressuscitou-o; de todos foi o primeiro,
No plano de Deus, plano de misericórdia e ternura.

Agora Jesus também nos prepara uma morada,
Porque onde Ele está a nós nos quer também;
Ele é para todos nós caminho de nova alvorada,
Inspiração para nós na prática de todo o Bem.

Sim, Ele é o caminho, Ele é a verdadeira vida;
Ninguém vai ao Pai senão por Jesus de Nazaré;
Caminhemos, mesmo se íngreme é a subida,
No além Jesus nos espera: certeza da nossa fé.

Teófilo Minga, fms