Sábado - 17 de maio de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 14, 7-14

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se Me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. Mas desde agora já O conheceis e já O vistes». Disse-Lhe Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta». Respondeu-lhe Jesus: «Há tanto tempo estou convosco e não Me conheces, Filipe? Quem Me vê, vê o Pai. Como podes tu dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim? As palavras que vos digo, não as digo por Mim próprio, mas é o Pai, permanecendo em Mim, que faz as obras. Acreditai-Me: Eu estou no Pai e o Pai está em Mim. Acreditai ao menos pelas minhas obras. Em verdade, em verdade vos digo: Quem acredita em Mim fará também as obras que Eu faço e fará obras ainda maiores, porque Eu vou para o Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, Eu a farei».

Outras leituras do dia: Act 13, 44-52; Sal 97 (98), 1. 2-3ab. 3cd-4


O Pai e o filho são inseparáveis. O seu conhecimento e a sua glória estão reforçados e blindados por tal unidade, que o que se pede em nome de Jesus é sempre ouvido e atendido pelo Pai. A palavra de Cristo é a que o Pai transmitiu. E conhecer o Filho é descobrir o e rever o rosto do Pai. O Espírito é que nos concede a graça de podermos contemplar o mistério de Deus, uno na sua essência de amor – Deus é Amor – e distinto nas três Pessoas divinas.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


A presença da multidão enche os judeus de inveja,
E respondem com blasfémias ao que Paulo dizia;
Mas na adversidade, humilde, cresce a Igreja,
É a obra de Deus; através de nós brilha e alumia.

Não ouvem os judeus?! Dirigem-se aos pagãos.
Todos estão destinados, em Cristo, à vida eterna.
Não se cala o Evangelho, mesmo se nos atam as mãos;
Proclamamos Deus em Jesus, que céus e terra governa.

E eis que senhoras devotas e distintas da cidade
Falsas, expulsam os apóstolos do seu território.
Os apóstolos, na alegria, aguentam a adversidade;
Perante a fé, sofrer este sofrimento é bem irrisório.

Em terras desconhecidas, mais além, de outros mares,
Dizem que Jesus está no Pai e que o Pai está no Filho.
Pregação primeira da Palavra que ecoa em tantos ares:
A luz do Evangelho começa a irradiar todo o seu brilho.

Teófilo Minga, fms