Domingo - 18 de maio de 2014

Ouvir o Evangelho


DOMINGO V DA PÁSCOA

Evangelho segundo S. João 14, 1-12

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não se perturbe o vosso coração. Se acreditais em Deus, acreditai também em Mim. Em casa de meu Pai há muitas moradas; se assim não fosse, Eu vos teria dito que vou preparar-vos um lugar? Quando Eu for preparar-vos um lugar, virei novamente para vos levar comigo, para que, onde Eu estou, estejais vós também. Para onde Eu vou, conheceis o caminho». Disse-Lhe Tomé: «Senhor, não sabemos para onde vais: como podemos conhecer o caminho?». Respondeu-lhe Jesus: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim. Se Me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. Mas desde agora já O conheceis e já O vistes». Disse-Lhe Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta». Respondeu-lhe Jesus: «Há tanto tempo que estou convosco e não Me conheces, Filipe? Quem Me vê, vê o Pai. Como podes tu dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim? As palavras que Eu vos digo, não as digo por Mim próprio; mas é o Pai, permanecendo em Mim, que faz as obras. Acreditai-Me: Eu estou no Pai e o Pai está em Mim; acreditai ao menos pelas minhas obras. Em verdade, em verdade vos digo: quem acredita em Mim fará também as obras que Eu faço e fará obras ainda maiores, porque Eu vou para o Pai».

Outras leituras do dia: Act 6, 1-7; Sal 33 (34), 1-2. 4-5. 18-19; 1 Pedro 2, 4-9


Crer em Deus e aceitar Cristo como seu enviado é a melhor forma de o homem reencontrar a paz na sua vida. Desaparecem todas as preocupações, pois quem opta por Cristo tem um posto garantido junto de Deus Pai. O sinal e a certeza deste encontro com Deus radica em guardar os mandamentos, pois eles provam que O trazemos dentro, amamos e somos amados por Ele, com Quem desejamos permanecer para sempre.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Nossas viúvas no serviço diário são esquecidas…
São as queixas dos gregos também filhos de Deus;
Então as forças da Igreja, em Assembleia reunidas,
Estudam o problema que começa a bradar aos céus.

Não convém que deixemos a Palavra e a oração;
Vamos procurar homens cheios do Espírito Santo,
Cheios da sabedoria de Deus e de compaixão,
Que levem às viúvas o dom de Deus e o encanto

Do Evangelho, lembrando o que foi pedra angular
Rejeitada pelos homens, mas pode Deus escolhida.
Também somos chamados a este edifício singular,
Construção espiritual cheia de Deus e de Sua vida.

Cheia de Cristo também, Vida, Caminho, Verdade;
Nos conduz e leva a conhecer o Pai, desde agora,
Que deixa longe de nós todo o medo e ansiedade,
Porque Jesus, no Pai, está connosco aqui e agora.

Teófilo Minga, fms