Segunda feira - 19 de maio de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 14, 21-26

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se alguém aceita os meus mandamentos e os cumpre, esse realmente Me ama. E quem Me ama será amado por meu Pai e Eu amá-lo-ei e manifestar-Me-ei a ele». Disse-Lhe Judas, não o Iscariotes: «Senhor, como é que Te vais manifestar a nós e não ao mundo?» Jesus respondeu-lhe: «Quem Me ama guardará a minha palavra e meu Pai o amará; Nós viremos a ele e faremos nele a nossa morada. Quem Me não ama não guarda a minha palavra. Ora a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que Me enviou. Disse- vos estas coisas, enquanto estava convosco. Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que Eu vos disse».

Outras leituras do dia: Act 14, 5-18; Sal 113 B (114), 1-2. 3-4. 15-16


A presença do Espírito Santo é uma certeza consoladora e perene. Ele é o nosso advogado perante o Pai e Quem instala a mensagem viva de Cristo no coração dos homens. A nossa vida está escondida, com Cristo, em Deus, e, por isso, ‘já não somos nós que vivemos, mas é Cristo que vive em nós’, como gostava de repetir São Paulo. Somos templo de Deus e um contínuo hino de louvor à sua glória.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Curam um coxo de nascença; nunca tinha andado,
E a multidão os pensa deuses, em forma humana;
Barnabé é Zeus e Paulo de Hermes é chamado,
Quem oferecer-lhes um sacrifício, coisa insana!

Mas Barnabé e Paulo se opõem à multidão.
Que fazeis? Voltai para o Deus vivo, Criador;
Somos como vós, gente de humana condição,
Apenas proclamamos Cristo, Sua glória e louvor!

Amai a Deus e amai os seus mandamentos;
Quem ama a Deus ama também o Seu Filho,
Jesus, aqui e agora, em todos os momentos,
Na terra Seu sacramento, irradia Seu brilho.

A Palavra que ouvis é do Pai, não é minha;
Mais tarde aprendereis isto do Espírito Santo;
Sede então apóstolos incansáveis na vinha
Do Senhor e levai a Palavra a cada canto!

Teófilo Minga, fms