Terça feira - 20 de maio de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 14, 27-31a

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como a dá o mundo. Não se perturbe nem intimide o vosso coração. Ouvistes que Eu vos disse: Vou partir, mas voltarei para junto de vós. Se Me amásseis, ficaríeis contentes por Eu ir para o Pai, porque o Pai é maior do que Eu. Disse-vo-lo agora, antes de acontecer, para que, quando acontecer, acrediteis. Já não falarei muito convosco, porque vai chegar o príncipe deste mundo. Ele nada pode contra Mim, mas é para que o mundo saiba que amo o Pai e faço como o Pai Me ordenou».

Outras leituras do dia: Act 14, 19-28; Sal 144 (145), 10-11. 12-13ab. 21


A promessa de Cristo vai cumprir-se: ‘Eu estarei sempre presente convosco’. Pela força do Espírito, tornam-se eficazes os sinais salvíficos que a Igreja guarda, celebra e administra: os sacramentos. Tudo é realizado por via e graça do Espírito Santo, mas são as mãos, os gestos e as palavras dos ministros da Igreja que distribuem e anunciam as obras de Cristo.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Os judeus arrastam Paulo para fora da cidade;
Julgam-no morto; não está e parte com Barnabé,
Anunciar o Evangelho, sua alegria e caridade,
Confirmando e fortalecendo os discípulos na fé.

Teremos muitas provas, muitas tribulações;
Deus está connosco, no Evangelho proclamado;
Continuai firmes na fé, constantes nas orações,
Que na vossa caridade, Deus seja louvado.

Sabendo que Jesus deixa connosco Sua paz;
Está longe de ser a paz que vem do mundo;
Em tudo o que Jesus prega, em tudo o que faz
Temos o exemplo de um apostolado fecundo.

Guardar a Palavra, verdadeiro teste de amor;
Na vossa fragilidade tereis o Espírito Santo;
Ele é a energia de Deus que, sem medo e temor,
Nos anima: ide, dizei o Evangelho em cada canto.

Teófilo Minga, fms