Quarta feira - 21 de maio de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 15, 1-8

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu sou a verdadeira vide e meu Pai é o agricultor. Ele corta todo o ramo que está em Mim e não dá fruto e limpa todo aquele que dá fruto, para que dê ainda mais fruto. Vós já estais limpos, por causa da palavra que vos anunciei. Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em Mim. Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer. Se alguém não permanece em Mim, será lançado fora, como o ramo, e secará. Esses ramos, apanham-nos, lançam-nos ao fogo e eles ardem. Se permanecerdes em Mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes e ser-vos-á concedido. A glória de meu Pai é que deis muito fruto. Então vos tornareis meus discípulos».

Outras leituras do dia: Act 15, 1-6; Sal 121 (122), 1-2. 3-4a. 4b-5 ou Gen 1, 26 – 2, 3 ou Col 3, 14-15.17.23-24; Sal 89 (90), 2.3-4.12-13. 14 e 16; Mt 13, 54-58


A união com Cristo é uma força misteriosa, que transforma o homem e o torna um instrumento maravilhoso e eficaz nas mãos de Deus. O verdadeiro discípulo é aquele que louva o Senhor, cumprindo a sua vontade. O Espírito transforma-o em evangelizador, e os frutos abundantes decorrem do seu ministério e redundam em prol de Deus e proveito dos irmãos. Por isso, a Igreja é essencialmente apostólica, ecuménica e missionária.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Só sereis salvos se seguirdes a circuncisão!
Ensino errado perante a novidade de Deus,
Ensino que por todo o lado criava confusão.
Há pois que combater o ensino destes judeus!

Paulo e Barnabé sobem, então, a Jerusalém,
Consultar os Apóstolos sobre este ponto discutido;
Todos se devem pronunciar, os Anciãos também;
Os fariseus falam e as gentes do seu partido.

O que é preciso é permanecer em Jesus,
Para em todo o tempo dar frutos de abundância,
E assim irradiar no mundo o brilho da Sua luz,
E levar o Evangelho além de toda a distância.

Dá fruto todo aquele que em Jesus permanece,
Como a vide intimamente ligada ao tronco da videira;
Seja hoje e sempre a nossa oração, a nossa prece,
De permanecermos em Jesus, união verdadeira.

Teófilo Minga, fms