Terça feira - 27 de maio de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 16, 5-11

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Agora vou para Aquele que Me enviou e nenhum de vós Me pergunta: ‘Para onde vais?’. Mas por Eu vos ter dito estas coisas, o vosso coração encheu-se de tristeza. No entanto, Eu digo-vos a verdade: É do vosso interesse que Eu vá. Se Eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas se Eu for, Eu vo-l’O enviarei. Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do julgamento: do pecado, porque não acreditam em Mim; da justiça, porque vou para o Pai e não Me vereis mais; do julgamento, porque o príncipe deste mundo já está condenado».

Outras leituras do dia: Act 16, 22-34; Sal 137 (138), 1-2a. 2bc-3. 7c-8


Uma característica fundamental de discernimento, na vida dos que seguem a Cristo, é a presença constante do Mestre, que ajuda a descobrir onde se situa o pecado e onde mora a virtude. São Paulo expôs este princípio, de uma forma clara, quando falou das obras da carne: impureza, libertinagem, ódio, discórdia, inveja… Pelo contrário, os frutos do Espírito são o amor, a alegria, a paz, a paciência, a afabilidade, a bondade, a fidelidade e a mansidão.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Era quase natural: eis Paulo e Silas na prisão,
Porque espalhavam a desordem na cidade.
São judeus: que nos interessa a sua pregação?
E muitas vergastadas levam sem piedade.

É prisão com recomendação ao carcereiro:
Ter essa gente desordeira sob atenta vigilância;
Andam a falar, sem medo, de um tal Cordeiro,
Cordeiro de Deus que nos salva… Que arrogância!

Mas de repente soa da terra violento tremor,
E toda a prisão cai por terra, desfeita em nada.
E o carcereiro cheio de medo, cheio de pavor,
Quer dar-se a si mesmo o castigo da espada.

Não faças isso! Paulo o salva em violento grito.
Com o Espírito, agora, não há razões para temer,
Poderão sofrer muito, mais e mais, até ao infinito,
Mas a Espírito está, e é um Espírito de fortaleza.

Teófilo Minga, fms