Segunda feira - 26 de maio de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 15, 26 – 16, 4a

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quando vier o Paráclito, que Eu vos enviarei de junto do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, Ele dará testemunho de Mim. E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio. Disse-vos estas palavras para não sucumbirdes. Hão-de expulsar-vos das sinagogas; e mais ainda, aproxima-se a hora em que todo aquele que vos matar julgará que presta culto a Deus. Procederão assim por não terem conhecido o Pai, nem Me terem conhecido a Mim. Mas Eu disse-vos isto, para que, ao chegar a hora, vos lembreis de que vo-lo tinha dito».

Outras leituras do dia: Act 16, 11-15; Sal 149, 1-2. 3-4. 5-6a e 9b


Quando Cristo vaticinou aos Apóstolos que iriam sofrer, pelo facto de serem seus discípulos, não lançou apenas um aviso à navegação ou os predispôs para se resignarem ao sofrimento, mas fê-los assumir a obrigação de darem testemunho daquilo em que acreditavam e que iriam viver leal e coerentemente. Não visava que caíssem na arrogância, nem se julgassem superiores aos demais, e, muito menos, se considerassem pessoas particularmente iluminadas. Infundiu-lhes, sobretudo, a certeza de nunca estarem sós e de que o seu testemunho seria sempre apoiado pelo Espírito de Deus.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Os apóstolos continuam em viagem dia a dia,
Agora de Neápoles a Filipos, grande cidade,
Colónia e cidade helena de primeira categoria,
Nos dizeres da gente e colonos daquela idade.

Sem descanso, falam às mulheres ali reunidas;
Também Lídia, temente a Deus pôs-se a escutar;
Ela, e ainda as gentes da sua casa serão acolhidas,
No mundo de Deus, onde, batizadas vão entrar.

E já se anuncia às claras o Espírito de verdade;
Procede do Pai e vai dar testemunho do Filho;
Será força certa presente em toda a adversidade,
E à pregação dará mais beleza, mais luz e brilho.

Sereis minhas testemunhas até ao fim,
Mesmo quando vos perseguirem fortemente;
Também eu estou convosco; para isso eu vim.
Nunca sós, mesmo na perseguição inclemente.

Teófilo Minga, fms