Domingo - 25 de maio de 2014

Ouvir o Evangelho


DOMINGO VI DA PÁSCOA

Evangelho segundo S. João 14, 15-21

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se Me amardes, guardareis os meus mandamentos. E Eu pedirei ao Pai, que vos dará outro Paráclito, para estar sempre convosco: Ele é o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê nem O conhece, mas que vós conheceis, porque habita convosco e está em vós. Não vos deixarei órfãos: voltarei para junto de vós. Daqui a pouco o mundo já não Me verá, mas vós ver-Me-eis, porque Eu vivo e vós vivereis. Nesse dia reconhecereis que Eu estou no Pai e que vós estais em Mim e Eu em vós. Se alguém aceita os meus mandamentos e os cumpre, esse realmente Me ama. E quem Me ama será amado por meu Pai e Eu amá-lo-ei e manifestar-Me-ei a ele».

Outras leituras do dia: Act 8, 5-8. 14-17; Sal 65 (66), 1-3a. 4-5. 6-7a. 16 e 20; 1 Pedro 3, 15-18


A promessa é segura e vai ser cumprida. O contrato está garantido pelo Espírito da Verdade, o advogado da Igreja, que a assessora, a enche de vida e lhe proporciona, em cada momento, os dons do entendimento, da sabedoria e da piedade, e Lhe confere abundantes frutos de fortaleza, paciência e compreensão, pois a generosidade de Deus não tem limites.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Filipe desce a uma cidade da Samaria,
E aí começou a pregar a Palavra de Cristo;
Sim, naquela cidade foi grande a alegria,
Nunca ali, milagre assim fora visto.

Pedro e João descem também a esta cidade,
Por todo lado rezam pelos samaritanos,
Impondo as mãos, em toda a verdade;
As conversões começam e seguem por anos.

Pedro chama a dar razões da nossa esperança,
Venerando Cristo Senhor em nossos corações;
Firmes e de consciência reta que avança,
Longe da carne ou de humanas paixões.

É que vos mandarei o Espírito de verdade,
Para que seja vossa força em momentos de dor;
É caminho seguro para colhermos a santidade,
E fazer de nossas vidas um canto de louvor!

Teófilo Minga, fms