Sábado - 24 de maio de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 15, 18-21

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro Me odiou a Mim. Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu. Mas porque não sois do mundo, pois a minha escolha vos separou do mundo, é por isso que o mundo vos odeia. Lembrai-vos das palavras que Eu vos disse: ‘O servo não é mais do que o seu senhor’. Se Me perseguiram a Mim, também vos perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem Aquele que Me enviou».

Outras leituras do dia: Act 16, 1-10; Sal 99 (100), 2. 3. 5


Na via de circulação que constitui a vida pública de cada um, todos os viajantes têm de pagar, de uma forma ou de outra, uma taxa mínima de portagem. Jesus Cristo estipulou a quantia que o cristão deverá desembolsar, se pretender continuar a seu lado: será levado à presença das autoridades para demonstrar a sua identidade; será objeto de ódio e encerrado na prisão; não escapará à perseguição e andará errante de uma terra para outra. Mas tais circunstâncias não deverão constituir motivo de preocupação, pois o Senhor adiantou já, de forma prazenteira e generosa, o pagamento deste imposto pela nossa debilidade humana. Não há motivo para receios, porque a força do Espírito jamais nos abandonará.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Paulo continua nos passos da sua missão;
O Evangelho aos poucos, firme, avança;
Apóstolo de alma cheia e segura convicção,
A caminho da Europa, anuncia a esperança.

Leva consigo Timóteo, filho de grego e judia;
Anunciam as recomendações de Jerusalém;
E os cristãos crescem em número dia a dia;
É a força do Espírito que os move também.

Sofrerão vexames e anda perseguições;
Como o Mestre também serão odiados;
Não são do mundo e em muitas ocasiões,
Serão mesmo batidos ou crucificados.

Não tenhais medo se o mundo vos odeia,
Não me crucificaram a mim primeiro?
Sede em todo o lado apóstolos de mão cheia;
Coragem, mesmo se vos anunciam o cativeiro.

Teófilo Minga, fms