Sexta feira - 23 de maio de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 15, 12-17

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi a meu Pai. Não fostes vós que Me escolhestes; fui Eu que vos escolhi e destinei, para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça. E assim, tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo concederá. O que vos mando é que vos ameis uns aos outros».

Outras leituras do dia: Act 15, 22-31; Sal 56 (57), 8-9. 10-11


O valor da amizade por alguém tem tal força e encanto que somos capazes de dar a própria vida por essa pessoa. Quando a dinâmica da amizade brota de Cristo, sabemos que nos toca desempenhar uma missão específica, como eleitos e mensageiros de Deus., Jesus conta aos seus amigos tudo o que o Pai lhe havia confidenciado, porque participam da sua intimidade e da sua confiança. A eficácia da missão dos discípulos é garantida e apoiada pela oração e pelo testemunho do amor fraterno.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Carta dos Apóstolos aos irmão de Antioquia,
Irmãos de origem pagã, mas convertidos;
Uma carta portadora de contagiante alegria;
Grande júbilo soará aos seus atentos ouvidos.

Paulo e Barnabé descem a Jerusalém;
Pelo nome do Senhor expuseram suas vidas,
Sem medo do martírio que os visita também:
A perseguição não se faz mais as escondidas.

Importa entre judeus e convertidos o amor.
Jesus tinha dito: “Amai-vos como eu vos amei”.
Amai-vos até dar a vida: é o modo melhor
De pôr em prática tudo o que vos ensinei.

Sereis meus amigos se fizerdes o que vos mando;
Já não sois servos; para mim sois grandes amigos.
Eis o que vos peço: em vossas vidas segui amando,
A todos sem distinção, desde ricos aos mendigos.

Teófilo Minga, fms