Domingo - 22 de junho de 2014

Ouvir o Evangelho


DOMINGO XII DO TEMPO COMUM
Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

Evangelho segundo S. João 6, 51-58

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Eu sou o pão vivo descido do Céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que Eu hei-de dar é a minha Carne, que Eu darei pela vida do mundo». Os judeus discutiam entre si: «Como pode Ele dar-nos a sua Carne a comer?». Jesus disse-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a Carne do Filho do homem e não beberdes o seu Sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha Carne e bebe o meu Sangue tem a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia. A minha Carne é verdadeira comida e o meu Sangue é verdadeira bebida. Quem come a minha Carne e bebe o meu Sangue permanece em mim e Eu nele. Assim como o Pai, que vive, Me enviou, e Eu vivo pelo Pai, também aquele que Me come viverá por Mim. Este é o pão que desceu do Céu; não é como aquele que os vossos pais comeram, e morreram; quem comer deste pão viverá eternamente».

Outras leituras do dia: Deut 8, 2-3. 14b-16a; Sal 147, 12-13. 14-15. 19-20; 1 Cor 10, 16-17


Muitas das ofertas que depomos sobre o altar provêm do exterior. Não podemos separar o pão de cada dia do pão da Palavra de Deus: ‘Isto é o meu Corpo, isto é o meu Sangue’. Queremos viver eternamente? Então, alimentemo-nos do Pão da Eucaristia, manancial e cume de toda a vida cristã. Devemos convidar os irmãos e dar-lhes a provar do melhor da nossa fé, sem os forçarmos, mas felizes por os tornarmos participantes da nossa festa, o banquete de toda a família cristã.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


O Senhor fez tanto durante quarenta anos;
No deserto seco houve a água do rochedo
E também o maná; mas dados a enganos,
Esqueceis o Senhor para além de todo o medo.

Nos nossos tempos o Senhor fez-se Pão
E também Sangue para nosso alimento;
Será o Corpo de Cristo dado em comunhão;
Força no caminho ou viático; sustento!

Eu sou o pão vivo dos altos céus descido;
Quem comer deste pão viverá eternamente,
Crescerá no lei do Senhor, como é devido,
Será luz para toda… luz de brilho fulgente.

A minha carne é verdadeiramente comida;
Não é alimento como o do deserto antigo;
O meu sangue é verdadeiramente bebida;
Banquete que vos livra de todo o perigo.

Teófilo Minga, fms