Sábado - 21 de junho de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 6, 24-34

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há-de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Por isso vos digo: «Não vos preocupeis, quanto à vossa vida, com o que haveis de comer, nem, quanto ao vosso corpo, com o que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu: não semeiam nem ceifam nem recolhem em celeiros; o vosso Pai celeste as sustenta. Não valeis vós muito mais do que elas? Quem de entre vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar um só côvado à sua estatura? E porque vos inquietais com o vestuário? Olhai como crescem os lírios do campo: não trabalham nem fiam; mas Eu vos digo: nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. Se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao forno, não fará muito mais por vós, homens de pouca fé? Não vos inquieteis, dizendo: ‘Que havemos de comer? Que havemos de beber? Que havemos de vestir?’ Os pagãos é que se preocupam com todas estas coisas. Bem sabe o vosso Pai celeste que precisais de tudo isso. Procurai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais vos será dado por acréscimo. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, porque o dia de ama­nhã tratará das suas inquietações. A cada dia basta o seu cuidado».

Outras leituras do dia: 2 Cr 24, 17-25; Sal 88 (89), 4-5. 29-30. 31-32. 33-34


Primeiro, situa-se sempre o reino de Deus. Mas a verdade é que preferimos e optamos muitas vezes pelo prestígio, pelo poder e pelo nosso bem-estar pessoal. Há demasiados “senhores” a disputar o coração humano. É preciso, pois, ser lúcido na escolha. Não se trata de alijar qualquer responsabilidade, mas de saber quem orienta a nossa vida, quem é o responsável pela nossa felicidade diária, quem nos ama a toda a prova, quem vela por nós e é o nosso permanente companheiro de jornada: Jesus Cristo!
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Os senhores de Judá abandonaram o Senhor,
Dedicando-se sempre e em tudo à idolatria;
Esquecem a Deus, a história do seu amor,
E assim vão vivendo, infiéis, no dia-a-dia.

Não escutam os profetas e suas exortações;
Não estão atentos: a nada de divino dão ouvido:
Estão cerrados na dureza de seus corações,
Os mandamentos do Senhor ficam no olvido.

Mau caminho; não podemos ter dois senhores,
Não podemos servir a Deus e servir o dinheiro.
Escolhamos o verdadeiro amor entre os amores.
A escolha é fácil: Deus em tudo sempre primeiro.

Não vos preocupeis com o que haveis de vestir!
Ainda não aprendestes nada das aves dos céus?
Ou das flores, em vossos canteiros, a florir?
Procurai em tudo, e em primeiro, o Reino de Deus.

Teófilo Minga, fms