Quarta feira - 18 de junho de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 6, 1-6. 16-18

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Tende cuidado em não praticar as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Aliás, não tereis nenhuma recompensa do vosso Pai que está nos Céus. Assim, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Quando deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita, para que a tua esmola fique em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. Quando rezardes, não sejais como os hipócritas, porque eles gostam de orar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando rezares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora a teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não tomeis um ar sombrio, como os hipócritas, que desfiguram o rosto, para mostrarem aos homens que jejuam. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não percebam que jejuas, mas apenas o teu Pai, que está presente em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa».

Outras leituras do dia: 2 Reis 2, 1. 6-14; Sal 30 (31), 20. 21. 24


O cristão define-se pela renúncia àquilo que o prejudica, ou pelo apego ao essencial, que é Cristo e o seu Evangelho? Coloca-se do lado da privação, ou da doação total aos irmãos? Norteia-se pela tristeza, ou pauta-se pela alegria e pela felicidade? A Oração quebra a resistência aos dons de Deus, que coloca todos os seus dons à nossa disposição, porque somos seus filhos. O Jejum elimina os excessos, mantém a nossa linha espiritual e ajuda-nos a alimentar-nos do essencial, que é a vontade do Pai. A Esmola vai na linha da caridade: convida-nos a darmos tudo o que temos e somos aos mais necessitados, para que o nosso interior se mantenha aberto, compassivo, limpo e esbelto como o do nosso Pai.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Elias é arrebatado aos céus pelo Senhor;
Eliseu caminha com ele; jamais o deixará,
Pede a Elias a força do seu Espírito, seu ardor,
Para continuar sua missão onde quer que vá.

Pedido difícil, mas que o Senhor vai ouvir,
Quando Elias ao céu é arrebatado;
Elias não voltará mais, mas ao partir,
Deixa no manto o Espírito desejado.

O Espírito também nos pode transformar,
Para praticar as boas obras na humildade;
Não temos que andar de trombetas no ar;
O que fazemos não teria o ar de verdade.

Jejuemos, rezemos e demos esmola,
Sem dar nas vistas, quase em segredo;
Fazer de outro modo o Evangelho viola.
Da humildade nunca tenhamos medo.

Teófilo Minga, fms