Quinta feira - 19 de junho de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 6, 7-15

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quando orardes, não digais muitas palavras, como os pagãos, porque pensam que serão atendidos por falarem muito. Não sejais como eles, porque o vosso Pai bem sabe do que precisais, antes de vós Lho pedirdes. Orai assim: ‘Pai nosso, que estais nos Céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino; seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal’. Porque se perdoardes aos homens as suas faltas, também o vosso Pai celeste vos perdoará. Mas se não perdoardes aos homens, também o vosso Pai não vos perdoará as vossas faltas».

Outras leituras do dia: Sir 48, 1-15 (gr. 1-14); Sal 96 (97), 1-2. 3-4. 5-6. 7


Quando rezamos o Pai-nosso, renovamos e reafirmamos a aliança entre nós e o Senhor. Como filhos do Pai bondoso, estamos convidados a lutar e labutar pela dilatação do Seu Reino e por cumprir a sua santa vontade. Deus compromete-se a perdoar-nos os pecados e a doar-nos o pão nosso de cada dia. Contudo, o perdão e a caridade são condições indispensáveis para obtermos a misericórdia divina e este alimento imprescindível. Só assim tornaremos diariamente santificado e abençoado o nome de Deus.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Homem glorioso do seu tempo foi Elias,
Porque arrancou tantos à própria morte;
Fez prodígios mil ao longo dos seus dias,
Para muitos foi caminho a seguir, norte.

E quando ele partiu ficou o profeta Eliseu,
Cheio do seu espírito, por toda a parte;
Nunca, em seus dias, algum príncipe temeu,
Mas o povo, de seus pecados, não ficou aparte.

Necessita de oração, não como os pagãos,
Que só sabem rezar com muito palavreado;
Um espírito e uma alma em tudo sãos,
Colocam a oração mais além, do outro lado.

Rezai assim: dai-nos o pão de cada dia
E não nos deixeis cair em tentação;
Sim, esta é a oração da minha alegria,
A que está escondida em vosso coração.

Teófilo Minga, fms