Sábado - 7 de junho de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 21, 20-25

Naquele tempo, Pedro, ao voltar-se, viu que o seguia o discípulo predilecto de Jesus, aquele que, na Ceia, se tinha reclinado sobre o seu peito e Lhe tinha perguntado: «Senhor, quem é que Te vai entregar?» Ao vê-lo, Pedro disse a Jesus: «Senhor, que será deste?». Jesus respondeu-lhe: «Se Eu quiser que ele fique até que Eu venha, que te importa? Tu, segue-Me». Divulgou-se então entre os irmãos o boato de que aquele discípulo não morreria. Jesus, porém, não disse a Pedro que ele não morreria, mas sim: «Se Eu quiser que ele fique até que Eu venha, que te importa?» É este o discípulo que dá testemunho destes factos e foi quem os escreveu; e nós sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. Jesus realizou muitas outras coisas. Se elas fossem escritas uma a uma, penso que nem caberiam no mundo inteiro os livros que era preciso escrever.

Outras leituras do dia: Act 28, 16-20. 30-31; Sal 10 (11), 4. 5 e 7


Dizia Bossuet que a palavra amor, mesmo que seja pronunciada imensas vezes, verdadeiramente nunca se repete. Se tivéssemos de descrever e sublinhar todos os gestos e acções de Cristo, não haveria biblioteca no mundo que os pudesse comportar. O universo inteiro está a rebentar pelas costuras com o amor que Deus difundiu e colocou em cada criatura. A tarefa normal do cristão e o seu trabalho, a nível diário e profissional, é ajudar os irmãos a descobrir as pegadas que a bondade de Deus deixou gravadas no orbe terráqueo.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Paulo em Roma fica no seu alojamento;
Por três dias convoca os principais judeus,
Para falar-lhes a tempo e contratempo,
Dizer porque está ali, confiando em Deus.

Preso em Jerusalém é entregue aos romanos,
Nele não encontram crime digno de morte;
Mesmo assim os judeus parecem desumanos
E deixam-no abandonado à própria sorte.

Paulo permanece no alojamento alugado,
Onde recebe a todos em grande alegria;
Não perde tempo, quer o Reino anunciado,
Com desassombro diz Cristo à luz do dia.

Como Pedro e João, o predileto de Jesus,
Que deixa escrito testemunho verdadeiro;
Suas palavras irradiam o sol de divina luz…
O resto não caberia nos livros do mundo inteiro.

Teófilo Minga, fms