Sexta feira - 6 de junho de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 21, 15-19

Quando Jesus Se manifestou aos seus discípulos junto ao mar de Tiberíades, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: «Simão, filho de João, amas-Me tu mais do que estes?». Ele respondeu-Lhe: «Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo». Disse-lhe Jesus: «Apascenta os meus cordeiros». Voltou a perguntar-lhe segunda vez: «Simão, filho de João, tu amas-Me?». Ele respondeu-Lhe: «Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo». Disse-lhe Jesus: «Apascenta as minhas ovelhas». Perguntou-lhe pela terceira vez: «Simão, filho de João, tu amas-Me?». Pedro entristeceu-se por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez se O amava e respondeu-Lhe: «Senhor, Tu sabes tudo, bem sabes que Te amo». Disse-lhe Jesus: «Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo: Quando eras mais novo, tu mesmo te cingias e andavas por onde querias; mas quando fores mais velho, estenderás a mão e outro te cingirá e te levará para onde não queres». Jesus disse isto para indicar o género de morte com que Pedro havia de dar glória a Deus. Dito isto, acrescentou: «Segue-Me».

Outras leituras do dia: Act 25, 13b-21; Sal 102 (103), 1-2. 11-12. 19-20ab


O homem que se converteu verdadeiramente vive em alegria total: sabe que Deus o ama e que ama a Deus! Para além das debilidades e pecados pessoais, tem consciência de que, se três vezes negou o Senhor, irá ser perdoado uma infinidade de vezes: mais do que setenta vezes sete! A reconciliação e a gratidão passam pelo seguimento de Senhor até ao fim!
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Festo defende Paulo perante os acusadores:
Não deve ser condenado assim, sem mais.
Sejam ouvidos em tribunal seus clamores,
Vejamos a verdade daquilo por que o acusais.

Discutem apenas coisas de religião,
E isso pouco ou nada nos interessa;
Que seja esta ou aquela opinião,
Não é justo que por isso alguém pereça.

Mais importante é a palavra dirigida a Simão,
É uma solene pergunta, declaração de amor:
Deve ser ouvida da boca do filho de João
Três vezes. “Apascenta o rebanho com ardor”.

Tu sabes tudo, Senhor, sabes que te amo.
Toma então o lema da barca que é a Igreja.
Solenemente, Pedro, te digo e proclamo:
Segue-me, pescador, onde quer que seja.

Teófilo Minga, fms