Quinta feira - 5 de junho de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 17, 20-26

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao Céu e disse: «Pai santo, não peço somente por eles, mas também por aqueles que vão acreditar em Mim por meio da sua palavra, para que eles sejam todos um, como Tu, Pai, o és em Mim e Eu em Ti, para que também eles sejam um em Nós e o mundo acredite que Tu Me enviaste. Eu dei-lhes a glória que Tu Me deste, para que sejam um, como Nós somos um: Eu neles e Tu em Mim, para que sejam consumados na unidade e o mundo reconheça que Tu Me enviaste e que os amaste como a Mim. Pai, quero que onde Eu estou, também estejam comigo os que Me deste, para que vejam a minha glória, a glória que Me deste, por Me teres amado antes da criação do mundo. Pai justo, o mundo não Te conheceu, mas Eu conheci-Te e estes reconheceram que Tu Me enviaste. Dei-lhes a conhecer o teu nome e dá-lo-ei a conhecer, para que o amor com que Me amaste esteja neles e Eu esteja neles».

Outras leituras do dia: Act 22, 30: 23, 6-11; Sal 15 (16), 1-2a e 5. 7-8. 9-10. 11


Comunhão, unidade, identificação… De tudo isto fala Cristo, e cita como modelo e exemplo a relação trinitária: o Pai com o Filho, no Espírito Santo. Não se trata de uma comunicação sociológica, mas da certeza de que o amor existente no mistério do Deus trino e uno reside em todos os que buscam sinceramente o reino de Deus. O mistério não pode ser apenas contemplado, mas plenamente vivido.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


E eis Paulo, o escolhido, votado às algemas,
Em quarto escuro, no fundo da fortaleza.
Alo, em silêncio, vai sofrendo duras penas,
E saduceus e fariseus em discussão acesa.

A discussão redobra ainda de violência;
O tribuno teme que Paulo seja despedaçado;
É pois a voz inesperada de alguma clemência:
Desce à fortaleza, a mãos ferozes é arrancado.

Darás testemunho de mim também em Roma,
Como deste na cidade santa de Jerusalém:
Proclama ainda a Palavra e seu doce aroma,
Não te canses, mesmo na dor, de fazer o Bem.

Jesus rezará por tantos apóstolos da unidade,
Que acreditaram no envio da missão divina;
Serão cordeiros entre lobos nas ruas da cidade,
Não desistem do amor como a Palavra ensina.

Teófilo Minga, fms