Segunda feira - 30 de junho de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 8, 18-22

Naquele tempo, vendo Jesus à sua volta uma grande multidão, mandou passar para a outra margem do lago. Aproximou-se então um escriba, que Lhe disse: «Mestre, seguir-Te-ei para onde fores». Jesus respondeu-Lhe: «As raposas têm as suas tocas e as aves os seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça». Disse-Lhe outro discípulo: «Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai». Mas Jesus respondeu-Lhe: «Segue-Me e deixa que os mortos sepultem os seus mortos».

Outras leituras do dia: Am 2, 6-10. 13-16; Sal 49 (50), 16bc-17. 18-19. 20-21. 22-23


O amor não redige contratos nem impõe condições. Se o chamamento parte de Deus e é feito de forma gratuita, também o discípulo deve imitar o Mestre, numa resposta de amor generoso e exclusivo. Estabelece-se entre o Mestre e o discípulo uma aliança tão íntima, que ambos vivem, confiam e se doam mutuamente, um ao outro: Jesus Cristo aposta no porta-voz que escolheu para difundir o Evangelho, e o discípulo cimenta-se na lealdade profunda para com o seu Mestre e Senhor.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Não revogarei o meu decreto, povo meu;
Viveis na injustiça contra o pobre e o pequeno;
Tantas graças que o céu gratuitamente vos deu,
E explorais tudo e todos, por isso vos condeno.

Profanais em todo o lado o meu santo nome;
Na casa de Deus bebeis vinho confiscado,
Não tendes uma conduta digna de homem,
Não agis como povo de Deus, por mim libertado.

Que fizestes pois da minha santa Aliança?
Seguir-me é apenas uma questão de amor.
Mas vós roubastes ao pobre toda a esperança,
Por isso o vosso crime é ainda muito maior.

Seguir-me deve ser de forma decisiva;
Deixar os mortos sepultar os seus mortos;
Vós segui-me sem qualquer sombra evasiva,
Sede verdade de Evangelho, deixai de ser tortos.

Teófilo Minga, fms