Domingo - 29 de junho de 2014

Ouvir o Evangelho


DOMINGO XIII DO TEMPO COMUM

Evangelho segundo S. Mateus 16, 13-19

Naquele tempo, Jesus foi para os lados de Cesareia de Filipe e perguntou aos seus discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do homem?». Eles responderam: «Uns dizem que é João Baptista, outros que é Elias, outros que é Jeremias ou algum dos profetas». Jesus perguntou: «E vós, quem dizeis que Eu sou?». Então, Simão Pedro tomou a palavra e disse: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo». Jesus respondeu-lhe: «Feliz de ti, Simão, filho de Jonas, porque não foram a carne e o sangue que to revelaram, mas sim meu Pai que está nos Céus. Também Eu te digo: Tu és Pedro; sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos Céus».

Outras leituras do dia: Act 12, 1-11; Sal 33, 2-3. 4-5. 6-7. 8-9; 2 Tim 4, 6-8. 17-18

Santo do dia
S. Pedro e S. Paulo, Apóstolos


Pedro e Paulo foram considerados as colunas da Igreja. Ambos unificam indissoluvelmente os dois compromissos cristãos; a fidelidade e a evangelização. Pedro garante a unidade; Paulo, a universalidade, levando a todos os povos a mensagem de salvação. Pedro é mestre da verdade; Paulo tem a força da Palavra. Assim, os dois apóstolos convertem-se em verdadeiras e extraordinárias testemunhas do Senhor ressuscitado. Depois deles, continuou, até hoje, uma imensa legião de timoneiros que souberam orientar sábia e elegantemente a barca de Cristo.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Pedro estava encerrado na prisão,
Mas a Igreja orava por ele ao Senhor;
Herodes tinha posto sobre ele a mão;
Deus aparece e livra-o de toda a dor.

Também Paulo no crepúsculo da vida,
Fala agora do tempo da sua libertação.
Combateu o bom combate e a partida
Avizinha-se. O Senhor foi sua proteção.

Tu és o Messias de Deus, responde Simão;
Feliz és tu Pedro, sobre quem edifico a Igreja;
Da tua boca saiu uma verdadeira revelação.
Alimenta as minhas ovelhas: assim seja!

Como quero Paulo, apóstolo das nações.
Na Igreja haja evangelização e fidelidade;
Ide, mesmo no meio das perseguições,
Sede testemunhas na dor e na verdade.

Teófilo Minga, fms