Sábado - 28 de junho de 2014

Ouvir o Evangelho


IMACULADO CORAÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA

Evangelho segundo S. Mateus 10, 17-22

Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, pela festa da Páscoa. Quando Ele fez doze anos, subiram até lá, como era costume nessa festa. Quando eles regressavam, passados os dias festivos, o Menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o soubessem. Julgando que Ele vinha na caravana, fizeram um dia de viagem e começaram a procurá-l’O entre os parentes e conhecidos. Não O encontrando, voltaram a Jerusalém, à sua procura. Passados três dias, encontraram-n’O no templo, sentado no meio dos doutores, a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas. Todos aqueles que O ouviam estavam surpreendidos com a sua inteligência e as suas respostas. Quando viram Jesus, seus pais ficaram admirados; e sua Mãe disse-Lhe: «Filho, porque procedeste assim connosco? Teu pai e eu andávamos aflitos à tua procura». Jesus respondeu-lhes: «Porque Me procuráveis? Não sabíeis que Eu devia estar na casa de meu Pai?». Mas eles não entenderam as palavras que Jesus lhes disse. Jesus desceu então com eles para Nazaré e era-lhes submisso. Sua Mãe guardava todos estes acontecimentos em seu coração.

Outras leituras do dia: Is 61, 9-11; Sal 1 Sam 2, 1. 4-5. 6-7. 8abcd


Maria guardava no seu coração o que os seus olhos e os seus pensamentos lhe ocultavam. Três dias gastaram os pais de Jesus para descobrir que o seu Filho já não lhes pertencia, que a sua casa verdadeira era a casa do Pai, que a sua cátedra era ensinar o povo a discernir a vontade de Deus, que o lar de Nazaré era a escola onde devia aprender a compaixão pelos pobres e a atenção aos excluídos da sociedade.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Rejubilo de alegria no Senhor santo,
Meu espírito exulta no Senhor meu Deus;
É o louvor que eu quero em mim, tanto,
E cantar a grandeza do Universo, dos Céus.

Cantaram José, o justo e sua esposa Maria!
Alegria quebrada, quando aos doze anos
Jesus não regressa da festa desse dia;
José e Maria se mostram então tão humanos!

Filho… Andávamos aflitos à tua procura;
Te procurávamos entre parentes e conhecidos!
Não estavas! Para nós foi prova muito dura,
Uma dor de alma em todos os sentidos.

O que me preocupa é a casa de meu Pai.
Não compreenderam o que Jesus dizia.
Jesus regressa; com eles para Nazaré vai…
Vida em mistério, mesmo à luz do dia.

Teófilo Minga, fms