Sexta feira - 27 de junho de 2014

Ouvir o Evangelho


Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Evangelho segundo S. Mateus 11, 25-30

Naquele tempo, Jesus exclamou: «Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, Eu Te bendigo, porque assim foi do teu agrado. Tudo Me foi dado por meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve».

Outras leituras do dia: Deut 7, 6-11; Sal 102 (103), 1-2. 3-4. 6-7. 8 e 10; 1 Jo 4, 7-16


Porque pequenos e humildes, os filhos de Deus trazem dentro de si a sabedoria e inteligência do Espírito Santo, a arte de bendizerem e louvarem o seu Pai, e a certeza de O conhecerem e amarem sobre todas as coisas. Podem as vicissitudes da vida apoquentá-los, que encontrarão sempre alívio e descanso nos braços, no coração e no colo amoroso do Senhor de toda a terra.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Israel, um povo consagrado ao Senhor,
Não porque é dos grandes povos da terra;
A eleição-escolha é um puro ato de amor,
Que a fidelidade de Deus mostra e encerra.

De facto, Deus é amor, por definição;
Manifestou-o mandando seu Filho ao mundo;
Somos chamados a amá-lo de todo o coração,
Amá-lo sem limites, amor sempre profundo.

Amá-lo confessando que Jesus é o Filho,
O Filho de Deus que se ofereceu na Cruz;
Esse é o ato de mais irradiante brilho:
Realiza a nossa salvação, a ela nos conduz.

Deus que em tudo ama os pequeninos,
Bendiz o Pai porque assim foi seu agrado;
Vamos a Ele cantando os mais belos hinos:
Sua carga é leve, seu jugo não é pesado.

Teófilo Minga, fms