Quinta feira - 26 de junho de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 7, 21-29

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Nem todo aquele que Me diz ‘Senhor, Senhor’ entrará no reino dos Céus, mas só aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos Céus. Muitos Me dirão no dia do Juízo: ‘Senhor, não foi em teu nome que profetizámos e em teu nome que expulsámos demónios e em teu nome que fizemos tantos milagres?’ Então lhes direi bem alto: ‘Nunca vos conheci. Apartai-vos de Mim, vós que praticais a iniquidade’. Todo aquele que ouve as minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as torrentes e sopraram os ventos contra aquela casa; mas ela não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Mas todo aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é como o homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as torrentes e sopraram os ventos contra aquela casa; ela desmoronou-se e foi grande a sua ruína». Quando Jesus acabou de falar, a multidão estava admirada com a sua doutrina, porque a ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.

Outras leituras do dia: 2 Reis 24, 8-17; Sal 78 (79), 1-2. 3-5. 8-9


O importante é conhecer a Deus e ser reconhecido por Ele. Só os amigos possuem esse dom e essa empatia. A parábola de hoje fala-nos da importância dos alicerces, na estabilidade e solidez de um edifício. Quem constrói a casa sobre a rocha da palavra de Cristo, aposta em terreno firme e consistente. A sua garantia radica na força da palavra divina, que ele ouviu e pôs em prática. Está preparado para enfrentar qualquer tipo de intempérie espiritual, e o seu interior nunca se desmoronará. Di-lo o Senhor, que é a suprema autoridade e a estabilidade inabalável, no céu e na terra.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Reis que fazem o mal aos olhos de Deus,
Acabam por ruir em nada e ser deportados;
Assim a primeira deportação de judeus,
No tempo de Joaquim; seus homens sitiados.

Não basta não fazer o mal; mas confiar!
Não entra no reino dos Céus o que diz: Senhor”,
Nem o que em nome do Senhor profetizar;
Entra no reino dos Céus o que age por amor.

Aquele que acolhe a Palavra em seu coração
E mais ainda: põe de lado toda a iniquidade;
Aquele que usa de misericórdia e compaixão,
Para com todos, em todo o tempo e idade.

Acolher a Palavra sempre, ao longo da vida,
E depois vivê-la é edificar sobre a rocha a casa;
Vêm os ventos de toda a dimensão e medida,
Mas a casa permanece; ninguém a arrasa.

Teófilo Minga, fms