Quarta feira - 25 de junho de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 7, 15-20

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Acautelai-vos dos falsos profetas, que andam vestidos de ovelhas, mas por dentro são lobos ferozes. Pelos frutos os conhecereis. Poderão colher-se uvas dos espinheiros ou figos dos cardos? Assim, toda a árvore boa dá bons frutos e toda a árvore má dá maus frutos. Uma árvore boa não pode dar maus frutos, nem uma árvore má dar bons frutos. Toda a árvore que não dá bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Portanto, pelos frutos os conhecereis».

Outras leituras do dia: 2 Reis 22, 8-13; 23, 1-3; Sal 118 (119), 33-34. 35-36. 37 e 40


Somos cristãos e profetas autênticos, se as nossas feições e o nosso coração condisserem com os de Deus, nosso Pai. E se a nossa vida e as nossas obras se pautarem pelo Espírito Santo que nos habita. Seremos falsos seguidores de Jesus Cristo, se a nossa conduta desaguar no desespero e na amargura, se andarmos desprovidos de misericórdia e de amor. Queremos, por vezes, fazer justiça por conta própria, ditando sentenças que Deus nunca se atreveria a pronunciar. O verdadeiro profeta vive de Deus, fala em nome de Deus, anuncia boas notícias, e denuncia todas as situações que oprimam e desumanizem o ser humano.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Grande descoberta o livro da Lei,
Descobertas ali, no templo do Senhor;
O livro será lido na presença do rei,
Que o ouve com respeito e temor.

O livro revela ao povo seu pecado;
O rei rasga as vestes e chama o povo
A escutar esta voz do tempo passado;
Este caminho é estar aberto ao novo.

E estar atentos a tantos falsos profetas,
Que andam por aí como lobos ferozes;
Dizem as mentiras mais completas…
É bom nem ouvir o eco destas vozes.

Não se colhem uvas de espinheiros;
O verdadeiro profeta fala em nome de Deus;
Sejamos em tudo os discípulos primeiros
A produzir frutos agradáveis aos céus.

Teófilo Minga, fms